segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Governo do Pará promete construir 100 mil casas populares em 2011



O Pará vai contratar e entregar até o ano que vem 100 mil casas populares, garantiu a governadora Ana Júlia, na última sexta-feira (8), ao receber em audiência, no Palácio dos Despachos, o superintendente da Caixa Econômica Federal no Pará, Evandro Narciso de Lima, e o gerente Regional da Área de Governos, João Hugo Barral, que apresentaram um relatório com os resultados das operações feitas entre o banco e o Governo do Estado, com destaque para a área da habitação.

"Considerando as obras habitacionais que envolvem o programa Minha casa, minha vida, Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Operações Coletivas e do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), contrataremos e entregaremos, até 2011, 100 mil novas unidades habitacionais", garantiu a governadora. Os dados confirmam o que já está sendo visto em vários pontos do estado: mais casas para os paraenses.

No ano passado foram entregues 17 mil novas habitações, 7 mil delas do programa Minha casa, minha vida, e 10 mil de Operações Coletivas, a maioria delas com a participação do Governo do Estado.

Para este ano, a previsão é de que sejam contratadas 3.038 novas casas em Abaetetuba, Belém, Itaituba, Marituba, Redenção e Parauapebas, totalizando, nos dois anos, um investimento de R$ 163,940 milhões, o que viabilizará a construção de 20 mil novas unidades habitacionais no Pará.

O programa Minha casa, minha vida, lançado pelo governo federal em março de 2009, fechou o ano com 229,9 mil moradias contratadas em todo país. No Pará, a meta é construir 50 mil unidades habitacionais e, destas, o Governo Popular fará através da Cohab 20 mil moradias para quem ganha até 3 salários mínimos. As 30 mil restantes serão feitas pela iniciativa privada, que também tem parceria com o Governo do Estado.

A maioria dos projetos tem sala de estar, quartos, cozinha e banheiro interno. As ações do governo incluem também infraestrutura, como pavimentação de vias, sistemas de abastecimento de água, tratamento de esgoto, energia elétrica, construção de áreas de lazer e apoio técnico da área social, que acompanha os empreendimentos, promovendo desde palestras educacionais até cursos profissionalizantes para geração de emprego e renda para as famílias. (Renata Biondi)

Nenhum comentário: