terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Escola Domingos Cardoso já começa funcionar



Construída para atender 1.800 alunos, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Domingos Cardoso (foto), situada entre as Casas Populares I e II, deu início ao período letivo na manhã desta segunda-feira (9).

Com 12 salas de aula, moderna estrutura, ambiente amplo, quadra esportiva, cozinha, almoxarifado, pátio, sala de informática, sala para alunos especiais, biblioteca, casa de artes e banheiros, a escola beneficiará a comunidade escolar dos bairros Casas Populares I e II, Novo Horizonte, Altamira e Betânia.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Raimundo Oliveira Neto, houve um crescimento significativo para a área do Complexo Altamira. “Esse fluxo de pessoas fez com que a prefeitura construísse uma nova escola, justamente para atender a grande demanda”, diz, acrescentando, que considerando o Ensino Fundamental de 8 e 9 anos, foram ofertadas 4.400 novas vagas. Outras 3.500 foram ofertadas aos alunos de 4 a 5 anos, nas escolas de Educação Infantil.

Homenagem
A escola leva o nome do militante do Partido dos Trabalhadores (PT), Domingos Cardoso da Silva, popular Dudu, que perdeu a vida em um trágico acidente de carro em 2007.

Nascido em Santa Inês (MA), Domingos veio para Parauapebas em dezembro de 1985, juntamente com a mãe dele e irmãos. Quando chegou à cidade, Parauapebas era ainda uma pequena vila, pouco desenvolvida.

Menor de idade, Domingos tinha o objetivo de se tornar funcionário da mineradora Vale. Contudo, esse sonho não se realizou. Assim, em 1986 começou a trabalhar em uma empresa de transporte rodoviário, chamada Transrodovia, permanecendo por um período de seis meses.

O tempo foi passando e, com a necessidade de ajudar a família, Domingos começou a trabalhar de ajudante de marcenaria e neste ramo ficou por um período de dois anos. Em 1988, ingressou na empresa Anagráfica e em 1991 estagiou no Banco da Amazônia.

Atraído pelo conhecimento e na luta pelos direitos humanos, Dudu se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT). Em 1996, seu nome foi colocado para apreciação dos jovens da Pastoral da Juventude, e, por meio de plebiscito, foi escolhido para candidatar-se a vereador. Não sendo eleito, ele continuou sua caminhada e em 2001 houve um consenso entre os militantes do PT, em que, através de chapa única, Domingos Cardoso fosse escolhido para a presidência do PT. Em 2004, Dudu comemorou muito a vitória de Darci Lermen.

Domingos casou-se com Matilde Marques, com quem teve um filho, Carlos Eduardo. Contudo, seus sonhos foram interrompidos no dia 9 de março de 2007, por um trágico acidente, falecendo aos 36 anos, vítima de um acidente automobilístico na BR 222, quando viajava de férias com a família. Na tragédia, o filho Carlos Eduardo, de apenas um ano e seis meses de idade, também perdeu a vida. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Semed)

Nenhum comentário: