quinta-feira, 10 de abril de 2008

Força-tarefa mobiliza mais de 600 policiais

Atendendo pedido do prefeito Darci José Lermen, a governadora Ana Júlia Carepa determinou o envio de tropas militares para o município de Parauapebas, com o objetivo de manter a paz e tranqüilidade tanto da população em geral quanto dos próprios manifestantes ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e garimpeiros.

Composta por mais de 600 policiais, sendo cerca de 500 PMs e mais de 100 civis, parte da tropa chegou à cidade na manhã desta quinta-feira (10), onde se encontra alojada. Além dos policiais militares e civis, fazem parte também da operação técnicos da Polícia Técnica Científica e do Detran-PA.

Ao chegar a Parauapebas, a força-tarefa, que leva o nome de “Operação Rio Vermelho”, já começou a atuar em pontos estratégicos da cidade, verificando documentação de condutores de veículos, desmanchando boca-de-fumo, presença de menores em bar e outras ações correlatas. Nas primeiras ações, os policiais apreenderam grande quantidade de crack (pasta de cocaína) num bairro da cidade.

Chegaram também pela manhã a Parauapebas policiais do alto comando de segurança do Estado, entre estes o secretário executivo de segurança pública, Geraldo Araújo; o delegado-geral da Polícia Civil, Justiniano Alves Júnior; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Luiz Cláudio Ruffeil; o diretor de Polícia do Interior, delegado Miguel Cunha Filho (foto) e o coronel Mário Solano, comandante de missões especiais da PM.

Em conversa com este post, o delegado Miguel Filho explicou que a operação, que deveria acontecer meses atrás, atende pedido feito pelo prefeito Darci Lermen à governadora Ana Júlia Carepa.

Segundo ainda o diretor de Polícia do Interior, a força-tarefa não tem prazo para terminar e deve ser deslanchada na região, até o município de São Félix do Xingu.

A Polícia Militar conta com policiais da Ronda Ostensiva Tática Metropolitana (Rotam), Cavalaria, Canil, Tático, Choque e Comando de Operações Especiais (COE), além de agentes do Grupamento Aéreo (Graer), que dispõe do helicóptero Gavião 1, para realização de sobrevôos na região.

Nenhum comentário: