quarta-feira, 30 de abril de 2008

Conferência Nacional definirá políticas para comunidade GLBT

O governo federal realiza em Brasília, no período de 6 a 8 de junho, a 1ª Conferência Nacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (GLBT). A primeira conferência nacional com essa abordagem no mundo terá como tema “Direitos humanos e políticas públicas: O caminho para garantir a cidadania de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais (GLBT).

O objetivo do encontro é propor políticas públicas e a elaboração do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e de Direitos Humanos GLBT, ao mesmo tempo em que pretende avaliar e propor estratégias para fortalecer o programa Brasil sem Homofobia - Programa de combate à violência e à discriminação contra GLBT e de promoção da cidadania homossexual.

A deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN), que milita nas causas GLBTs desde o início de seu mandado parlamentar, ressaltou a importância do evento e explicou que ele é fruto de muito trabalho. "Esta conferência é resultado da ação dos movimentos sociais organizados e da sensibilidade do governo federal, que tem demonstrado o compromisso em combater qualquer tipo de discriminação. Sabemos que a população de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais tem seus direitos humanos constantemente violados e é uma das que sofre todo tipo de discriminação, violência, agressão e estigmatização", afirmou.

Os preparativos para a conferência nacional incluem, entre outras ações, a realização de conferências regionais preparatórias para o evento nacional.

Na semana passada ocorreu a 1ª Conferência de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (GLBTT) do Rio Grande do Norte. A Conferência definiu propostas de políticas públicas de promoção da cidadania GLBTT que serão levadas à Conferência Nacional. Eventos semelhantes ocorrem em vários outros estados até o dia da conferência nacional.

Nenhum comentário: