sexta-feira, 1 de dezembro de 2006

Governo paraense cria maior área de conservação do mundo

Já está tudo acertado para o governador Simão Jatene, do Pará, assinar na próxima segunda-feira (04/12), numa grande cerimônia na Estação das Docas, Belém, os decretos de criação de cinco Florestas Estaduais (Flotas) e mais duas Áreas de Proteção Ambiental (APAs), resultado de detalhados estudos técnicos e várias consultas públicas. Será o maior ato de criação de unidades de conservação do mundo.
Com mais duas áreas de proteção integral que também deverão ser criadas, chega-se a um total de 16,4 milhões de hectares. Jatene deverá criar um mosaico de unidades de conservação do tamanho de Portugal, Bélgica e Dinamarca juntos.
Só na chamada Calha Norte, na margem esquerda do rio Amazonas, a área chega a 12,7 milhões de hectares, sendo 7,4 milhões de hectares nas três Flotas da região (Paru, Trombetas e Faro). Os 5,3 milhões de hectares restantes terão proteção integral, através de duas unidades que serão criadas, uma Estação Ecológica e uma Reserva Ecológica.
A dimensão ganha a força dos três países europeus quando se soma às novas unidades as que já existem - Reserva Biológica do Trombetas, Estação Ecológica do Jarí e Floresta Nacional Sacará-Taquera, além de três terras indígenas. Somando tudo, dá algo em torno de 22 milhões de hectares. (Veja matéria completa)

Nenhum comentário: