quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Novo prédio do Legislativo deve ser inaugurado ainda este ano

Ascom CMP
Faltando apenas terminar a pintura, a colocação do forro e a instalação dos elevadores, o novo prédio da Câmara Municipal de Parauapebas deve ser inaugurado ainda este ano. A afirmação é do diretor administrativo da Câmara, Wanterlor Bandeira, garantindo que as instalações do prédio priorizam o conforto, a acessibilidade e a segurança dos servidores e, principalmente, da população, “para que o cidadão se sinta bem acolhido”.

A edificação, que foi erguida em dois andares numa área de 6.935 m², está localizada na Avenida F, no Bairro Beira Rio II. O prédio é composto por dois auditórios, biblioteca, área administrativa, estacionamentos, gabinetes, banheiros, entre outras repartições.

No térreo ficará concentrada a parte administrativa do Poder Legislativo, como diretoria, controladoria, secretaria, procuradoria, tesouraria, contabilidade, informática, departamentos de licitações e de pessoal, recursos humanos, telefonista, sala das comissões, arquivo, assessoria de imprensa, copa e almoxarifado. Haverá também um auditório com capacidade para 100 pessoas.

Ainda no térreo, será instalada uma biblioteca, em uma área de 120 m², com espaço para prateleira de livros, área de estudos, acervo digital e computadores.

Com capacidade para 500 pessoas sentadas, o principal auditório abrange uma área de 864 m², composto por rol de entrada, sala de imprensa, departamento de som, painel de led - para que a população possa acompanhar as votações e observar os vereadores presentes - e o plenário (com sala privativa para reuniões).

O novo prédio possui 19 gabinetes (quatro a mais) distribuídos entre o primeiro e o segundo andar, integrados por recepção, banheiro e duas salas, sendo uma para a assessoria parlamentar e outra para o vereador. O espaço tem área de 45 m², exceto a presidência, que possui 78,5 m².

Quem for à Câmara terá espaço para estacionar o veículo em frente ou nos arredores do prédio. Na parte interna foi construído um estacionamento privativo, com vagas cobertas, para vereadores e servidores.

A nova Câmara foi construída com acessibilidade para as pessoas portadoras de necessidades especiais ou com dificuldades de locomoção. São dois elevadores e diversas rampas. No auditório principal há espaço reservado para 26 cadeirantes, com poltronas mais espaçadas.

Foram instalados banheiros privativos em cada um dos gabinetes e na diretoria administrativa. Há também os de uso coletivo em cada andar e nos auditórios. Além disso, no térreo foram construídos dois vestiários, com chuveiros e armários.

O novo prédio do Legislativo tem um poço artesiano e possui quatro caixas de água, com capacidade para cinco mil litros cada e outra de 35 mil litros. A quantidade de água armazenada nesses reservatórios será suficiente para garantir o abastecimento por 15 dias, caso haja algum problema no fornecimento.

Desde que foi instituída, em janeiro de 1988, a Câmara de Parauapebas sempre funcionou em imóveis pertencentes ao Poder Executivo Municipal. O prédio atual já não atendia a demanda dos parlamentares, servidores e da população. (Waldyr Silva, com informações da Ascom CMP)

Nenhum comentário: