terça-feira, 25 de setembro de 2012

Coluna Linha Cruzada (25/09)

Orientado pela cúpula do Partido dos Trabalhadores (PT) a não comparecer em manifestações públicas relativas à campanha de seu companheiro de partido José Coutinho, que concorre ao cargo de prefeito de Parauapebas, o prefeito Darci José Lermen compareceu nos comícios ocorridos na Vila Palmares Sul, zona rural, e na Praça de Eventos, zona urbana, no último final de semana.
O motivo do afastamento do alcaide às manifestações públicas do candidato petista é que o atual gestor estaria com um alto índice de rejeição junto à população e sua aparição ao lado de Coutinho poderia “queimar” o candidato.
Mesmo no reduto exclusivo do PT, no comício da Praça de Eventos, no sábado (22), houve um princípio de vaia contra Darci, mas o ensaio foi abafado pelo locutor do comício.
Juiz eleitoral Líbio Araujo Moura admite que na medida em que a campanha para prefeito e vereadores vai chegando ao fim fica mais difícil a fiscalização dos candidatos, que apelam a tudo em busca de votos dos eleitores indecisos.
O magistrado assegura à população que, mesmo diante da pressão exercida pelos candidatos, a Justiça Eleitoral vai fazer uma eleição limpa, com apoio dos poderes de segurança pública e dos próprios eleitores.
Nesta terça-feira (25), no salão de Júri do Fórum de Justiça de Parauapebas, ocorre cerimônia de lacre das cerca de 400 urnas eletrônicas e geração de mídia, com a presença de candidatos ou representantes destes.
Confiante na estrutura montada para coleta dos cartões de memória das urnas para totalização dos votos, Líbio Moura espera que até as 20 horas de domingo (7) já possa anunciar oficialmente os nomes dos candidatos eleitos nestas eleições.
O juiz promete credenciar os repórteres da cidade e disponibilizar espaço nos fundos do prédio do Cartório Eleitoral para que os profissionais de imprensa possam acompanhar a totalização dos votos sem atropelos.
Em Parauapebas, muita gente fazendo suas apostas com relação aos 15 candidatos a vereador que serão eleitos no próximo dia 7.
A maioria dos apostadores prognostica que a coligação do candidato a prefeito José Coutinho (PT) elegerá doze vereadores e a do candidato Valmir da Integral (PSD) apenas três.
Na reta final da campanha, tem aumentado o clima de animosidade na cidade, principalmente entre os partidários dos dois candidatos a prefeito que estão à frente nas pesquisas, Valmir da Integral e José Coutinho.
A página do Face book virou um espaço de guerra psicológica na internet travada entre os internatas que defendem seus candidatos a todo custo, difícil, ou mesmo até impossível, de a Justiça Eleitoral controlar.
Os celulares e e-mails são também outro meio de comunicação utilizado pelos candidatos para enviar mensagens, propostas, pedir voto e convidar para comícios e reuniões.
De acordo com o calendário eleitoral do TSE, hoje (25) é último dia para a reclamação contra o quadro geral de percursos e horários programados para o transporte de eleitores no primeiro e eventual segundo turnos de votação.
Na quinta-feira (27), será o último dia para o eleitor requerer a segunda via do título eleitoral dentro do seu domicílio eleitoral (Código Eleitoral, art. 52).
Por hoje é só.

Nenhum comentário: