sábado, 29 de setembro de 2012

Candidatos ao Conselho Tutelar se preparam para nova eleição

Com a aproximação do término do mandato de três anos, que ocorre no final do mês de dezembro deste ano, a coordenação do Conselho Tutelar de Parauapebas já se mobiliza para realizar eleição visando a escolha de novos membros do órgão para novo mandato da instituição, cuja eleição está marcada para ocorrer no dia 2 de dezembro próximo.

A revelação foi feita no início desta semana ao Jornal CORREIO DO TOCANTINS por Josberto Girão, então presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Parauapebas (Comdcap), que na quinta-feira (27) entregou o cargo para assumir outras atividades públicas no município.

De acordo com Josberto Girão, quatro dos cinco atuais conselheiros tutelares pediram licença de seus respectivos cargos para concorrer à reeleição no mês de dezembro. Como os quatro suplentes não puderam assumir as vagas dos titulares, por estarem ocupando outras funções consideradas mais importantes ou mesmo não serem encontrados na cidade durante a convocação, foi necessária a realização de uma eleição complementar, para escolha dos conselheiros temporários que ficarão nos cargos até 31 de dezembro.

Conforme explicou o então presidente do Comdcap, órgão a quem o Conselho Tutelar é subordinado, a eleição para escolha dos conselheiros temporários ocorreu em Parauapebas no último dia 5 de setembro, durante realização de audiência pública, com a presença de representantes do Ministério Público Estadual, da Procuradoria Geral do Município e dos respectivos candidatos aos cargos almejados.

Durante a eleição, com a participação de cerca de 150 pessoas, 92 duas delas votaram em cinco candidatos, sendo que quatro foram eleitos e, após receberem treinamento específico, assumiram a titularidade dos cargos de conselheiros tutelares e um ficou na suplência, cujo mandato vai vigorar até o final de dezembro, quando vão assumir os novos membros a serem escolhidos na eleição de 2 de dezembro.

As inscrições para concorrer ao cargo de conselheiro tutelar, para mandato de três anos, foram abertas no último dia 17 do corrente e deveriam encerrar nesta sexta-feira (28), mas, devido à pouca procura de candidatos, o período de inscrição seria estendido por mais uma semana. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

Nenhum comentário: