sábado, 29 de setembro de 2012

Delegado faz balanço de BOs registrados nos últimos 4 anos

Fazendo uma espécie de balanço das ocorrências policiais registradas na delegacia de polícia pela comunidade nos últimos quatro anos, o delegado Antonio Miranda Neto, diretor da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil em Parauapebas, declarou na última quinta-feira (27) à imprensa local que o índice de criminalidade vem caindo no município.

Na demonstração do delegado, ele mostra que em 2009 a Polícia Civil instaurou 870 procedimentos relativos a roubos e furtos. De janeiro de 2010 a setembro de 2012, segundo o delegado, o índice do mesmo tipo de crime caiu pela metade, comparando com as ocorrências registradas em 2009.

Com relação aos crimes em geral chegados ao conhecimento da delegacia, Antonio Miranda revela que em 2009 foram registradas 8.715 ocorrências, com 406 apurações, enquanto que de 2010 até este mês o número chegou a 5.989 ocorrências, das quais 665 foram apuradas e concluídas pela Polícia Civil.

O delegado Antonio Miranda atribui essa evolução de baixa de criminalidade no município à parceria da comunidade mantida com as polícias Civil e Militar e demais órgãos de segurança pública, entre estes o sistema Disque Denúncia, canal de comunicação entre a população e as polícias.

Sobre homicídios registrados no período, a autoridade policial não revelou números específicos, mas informou que a maioria dos assassinatos ocorridos em Parauapebas envolveu bandidos contra bandidos, com poucas pessoas de bem sendo executadas.

Mesmo com esta “comemoração” de baixa do índice de criminalidade na cidade, Antonio Miranda admite ser necessário que os órgãos de segurança pública continuem intensificando os patrulhões noturnos não somente nos finais de semana, como vem eventualmente ocorrendo, mas, também, em dias esporádicos durante toda a semana. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

Nenhum comentário: