quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Candidatos apresentam propostas de governo a empresários

Fotos: Bariloche Silva

Numa iniciativa da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas (Acip), cinco dos seis candidatos a prefeito do município atenderam ao convite da entidade e apresentaram, em dias diferentes da semana passada, suas propostas para administrar a cidade, caso sejam eleitos nas eleições do próximo dia 7 de outubro. O único candidato que não compareceu à Acip foi “Rui Vassourinha”, do PRB. Abaixo, uma síntese das propostas de dois candidatos. As demais serão postadas no sábado (22).

ADELSON FERNANDES
Entre as principais propostas para um eventual governo, o candidato José Adelson Fernandes Silva (PDT), da coligação “Parauapebas em boas mãos”, promete implantar um sistema integrado de gestão, com a criação do Centro de Atendimento ao Cidadão, que poderá expor suas dúvidas, reclamações e solicitações por intermédio da internet, fone 0800 e/ou através da ouvidoria municipal, um link direto com o prefeito, onde este estará avaliando e resolvendo as questões que lhe forem passadas.

Pretende fortalecer o Departamento de Comunicação, dando autonomia para que o mesmo tenha condições de disponibilizar ações e serviços desenvolvidos pelo governo; atender à cidade com acesso de internet gratuita, a partir dos ambientes públicos de grande fluxo, como escolas, bibliotecas, rodoviária etc; incentivo à criação de comissões populares com o objetivo de avaliar e fiscalizar as obras públicas; transparência nos processos licitatórios; e criação da Casa dos Conselhos, garantido infraestrutura básica para o fortalecimento dos conselhos municipais como diretrizes de governo...

O candidato pedetista garante também melhorar o atendimento ao contribuinte, em ações como a ampliação do leque de serviços disponibilizados pela internet e da devolução automática de tributos, multas e tarifas; implantação de dois Núcleos de Apoio à Saúde da Família e de um Centro Especializado de Odontologia; ampliação da lista de medicamentos de distribuição gratuita e acréscimo de outros suprimentos para portadores de necessidades especiais, como fraldas e insumos básicos.

Na área de educação, Adelson Fernandes promete construir um centro para desenvolvimento de trabalhos voltado a alunos com necessidade educacional especial; eliminar o turno intermediário; prover educação continuada para os servidores (diretores, coordenadores e professores), conforme diretrizes do Ministério da Educação e Cultura; e garantir a implantação do Campus de Parauapebas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e do Instituto Técnico Federal do Pará.

O candidato aponta ainda em seu plano de governo melhorias nas áreas de assistência social, saneamento básico, meio ambiente, transporte público, agricultura, infraestrutura, habitação popular, esporte, entre outras.

ZEZINHO DO PSOL
Nas propostas apresentadas pelo candidato http://www.zedudu.com.br/wp-content/uploads/2012/09/Oriovaldo-Mateus-entrega-agenda-mnima-para-o-candidato-Zezinho1.jpgAntonio José da Silva Filho (Psol), conhecido por “Zezinho do Psol”, ele promete, caso seja eleito, cancelar o contrato com a Oscip Bem Viver, que atualmente administra o hospital municipal; implantação do Samu e construção de UPAS; criação de escola técnica e garantia do suporte necessário para a implantação de cursos universitários; extinção do turno intermediário escolar e implantação do Vale Alimentação aos servidores da educação no valor de R$ 500,00.

O candidato sugere também a canalização de igarapés para interligar as ruas principais, criação da Guarda Municipal, implantação da Delegacia de Polícia Federal, instalação de sistema de monitoramento eletrônico, com a construção de guaritas na entrada da cidade; construção e implantação de novas estações de tratamento de água; desativação do lixão municipal e implantação de aterro sanitário, além de incentivo à criação de cooperativas e usinas para a reciclagem do lixo.

RUI VASSOURINHA
Dizendo-se impossibilitado de atender ao convite da Acip, Rui Vassourinha, por meio de sua assessoria, justificou a ausência, informando que teve que viajar às pressas para o município de Marabá e por isso não pôde se fazer presente no encontro com os empresários. No próximo sábado (22) sai um resumo das propostas apresentadas pelos candidatos Chico das Cortinas, José Coutinho e Valmir da Integral.

Nenhum comentário: