sábado, 22 de setembro de 2012

Chico, Coutinho e Valmir apresentam propostas de governo

Fotos: Bariloche Silva


Finalizando a matéria sobre as propostas de governo que os candidatos a prefeito de Parauapebas entregaram à diretoria da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas (Acip), publicamos nesta edição as sínteses dos projetos de eventual administração de Francisco Alves de Souza (PRP), o “Chico das Cortinas”; José das Dores Couto (PT), o “José Coutinho”; e de Valmir Mariano Queiroz (PSD), “Valmir da Integral”.

CHICO DAS CORTINAS
O candidato “Chico das Cortinas” focou seu programa de governo, caso seja eleito, nos setores de saúde, assistência social, educação e segurança pública. Para a área de saúde, o candidato assegura atendimento universal e integral a todos os parauapebenses; fortalece a capacidade de gestão da Secretaria Municipal de Saúde; cria política de educação permanente em saúde; apoia, fortalece e amplia as conferências e os conselhos de saúde; e fortalece as ações de saúde com equipes multiprofissionais e interdisciplinares.

No que diz respeito ao setor de assistência social, o candidato promete criar o sistema municipal de segurança alimentar; promover a melhor qualidade de vida e inserção social de idosos; criar o serviço municipalizado de atendimento às crianças, adolescentes e idosos; criar indicador municipal de vulnerabilidade social; e viabilizar a formação de consórcios intermunicipais para a implantação de redes de proteção social.

Na área de segurança pública, “Chico das Cortinas” garante proporcionar ações imediatas de segurança ao cidadão; aparelhar e capacitar as instituições policiais; mapear a criminalidade e a violência; e instalar câmeras de vigilância eletrônica nos pontos perigosos da cidade.

Por último, as propostas para a educação visam eliminar o turno intermediário; implantar o programa Rede de Desenvolvimento e Educação; construir centros integrados de educação e lazer como espaços de conveniência e desenvolvimento; e estabelecer padrão de qualidade na rede municipal de ensino.

JOSÉ COUTINHO
Nas propostas apresentadas pelo candidato José Coutinho, ele prioriza as áreas de agricultura, educação e saúde. Para a educação, promete construir a Cidade Universitária, com, no mínimo, oito mil universitários estudando até 2016; criar condições para a implantação de um centro tecnológico federal; criar a Fundação Municipal de Ensino Superior; implantar uma rede de centros de educação integrada; e ofertar cursos pré-vestibulares gratuitos.

Na produção rural, os planos do candidato giram em torno de ampliação dos investimentos na agricultura familiar e na verticalização da produção agrícola; implantação de programa integrado de logística para a produção rural; dobrar a participação dos produtores da agricultura familiar na merenda escolar; implantar as propriedades modelo para compartilhar conhecimento e promover turismo regional; realizar zoneamento produtivo; e incentivar a ampliação de capacidade de abate, através de parceria público-privada.

Para a saúde, Coutinho propõe implantar um novo modelo de saúde pública no município; construir três novas unidades de saúde da família a cada ano; criar o Cartão Municipal de Saúde; construir quatro novas unidades de saúde 24 horas; implantar residências médicas no novo Hospital Municipal; implantar programa de residência médica na área de medicina de família e comunidade; realizar teste rápido de HIV em qualquer unidade básica de saúde/ e criar uma central de consultas e exames especializados.

VALMIR DA INTEGRAL
Na apresentação de suas propostas, Valmir da Integral promete desafogar o trânsito em Parauapebas, construindo um anel viário em torno da cidade, com duplicação das principais vias de tráfego de veículos, retirando os caminhões pesados das vias centrais, com o intuito de diminuir o gargalo do trânsito e os acidentes; isenção de Imposto sobre Serviço (ISSQN) por dois anos para as micro e pequenas empresas que se instalarem no município; e dotar o Distrito Industrial de infraestrutura como água, energia elétrica e internet, para atrair indústrias ao local.

O candidato assegura também a criação da guarda municipal e de delegacias especializadas e equipadas; Clínica da Mulher, Upas, Centro Odontológico Itinerante e Saúde do Campo; Conselho Municipal de Agricultura, Parauapebas Verde e Complexo Cidadão; fim do “turno da fome” (intermediário), Farol do Conhecimento, Educação Integral, construção de creches e criação de universidade e escola técnica municipal.

Nenhum comentário: