segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Senador vem à região e fala sobre criação do Estado de Carajás

Fotos: Waldyr Silva




Ciceroneado pelo prefeito Darci José Lermen (PT), o senador Leomar de Melo Quintanilha (PMDB-TO) veio no final semana a Parauapebas, quando na oportunidade conheceu de perto as minas de ferro de Carajás e no final da tarde de domingo (25) concedeu entrevista coletiva à imprensa nas instalações da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Prefeitura, falando sobre a criação do Estado de Carajás.
Inicialmente, ele explicou que tem um bom relacionamento com a região sul do Pará, desde quando era funcionário do Banco do Brasil em Araguaína (TO) e mantinha negociação comercial com municípios localizados na margem esquerda do rio Araguaia.
Defendendo a criação do Estado de Carajás, Leomar Quintanilha deu como exemplo de sucesso o desmembramento de Goiás para criação do estado do Tocantins, de cuja luta ele foi um dos autores do projeto.
“Entendo que o movimento para se criar o Estado de Carajás é uma bandeira inadiável, imperativa, para que possamos criar um processo de desenvolvimento melhor, com melhorias da qualidade de vida para todo o Pará”, defendeu o senador.
Indagado por um dos repórteres sobre as campanhas para que a população do estado se sinta à vontade para votar pelo sim no plebiscito, Leomar Quintanilha respondeu que as comissões regionais procriação do Estado de Carajás estão fazendo eventuais seminários e reuniões para que aja maior envolvimento de conscientização de toda a população interessada no assunto.
Com relação aos custos para criação da nova unidade federativa, o senador informou que os gastos são irrelevantes, se forem considerados os benefícios que terá a região emancipada. “São gastos meramente administrativos”, resumiu, adicionando que o que não pode é deixar a região abandonada, sem educação de qualidade, saúde, estradas e segurança pública.
Perguntado em que situação se encontra atualmente o projeto para realização de plebiscito sobre a criação do Estado de Carajás, o senador informou que tramita na Câmara dos Deputados um projeto de resolução de autoria do deputado Giovanni Queiroz (PDT-PA) e outro no Senado, de autoria dele, Leomar Quintanilha, onde a Comissão de Constituição e Justiça já aprovou, cuja autorização para realização do plebiscito deverá ser votada em dezembro próximo no plenário do Senado.
O senador aproveitou para revelar à imprensa que acabou de apresentar uma emenda no Orçamento da União sugerindo a construção de uma ponte sobre o rio Araguaia, ligando o Tocantins ao Pará, a ser construída entre Xambioá (TO) e São Geraldo (PA), cuja obra deve ser iniciada em 2008.
No final da coletiva, Leomar Quintanilha declarou que ficou impressionado com o volume de obras executadas pelo prefeito Darci Lermen, “uma administração corajosa e ousada, transformando Parauapebas num dos mais importantes municípios do Estado do Pará”.

Nenhum comentário: