quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Formatura da 3ª turma do Vale Alfabetizar

Marcada para o próximo sábado (1º), às 19 horas, no ginásio poliesportivo do bairro Beira Rio, a cerimônia de formatura dos alunos matriculados no Programa Vale Alfabetizar. No total, 1.107 alunos vão receber certificado pela primeira vez.
O Vale Alfabetizar é fruto de parceria entre a Prefeitura de Parauapebas, a Fundação Vale do Rio Doce (FVRD) e o governo federal.
O programa é um dos maiores alfabetizadores em massa de jovens e adultos do Brasil, proporcionando ensino reflexivo e de qualidade aos alunos.
Em Parauapebas, o Vale Alfabetizar propiciou a formatura de 533 alunos em 2005, na primeira versão, e 846 no ano passado, segunda edição do programa.
Prometem marcar presença à cerimônia de formatura, além dos estudantes, familiares, autoridades e representantes da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) e da Fundação.

Situação
Hoje, devido às parcerias da prefeitura e aos diversos programas de erradicação ao analfabetismo, como este do Vale Alfabetizar, por meio do qual 2.500 pessoas já deixaram a condição de analfabetas, o índice de cidadãos que aqui não sabem ler e escrever um simples bilhete patina entre 10 e 12%.
Em 2000, o censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) contabilizou 16,4% da população acima de 15 anos a viver nessa situação socioeducacional.
De 2005 até agora, cerca de 4 mil jovens e adultos foram alfabetizados, o que concede a Parauapebas o posto de um dos municípios mais escolarizados do Pará e da Amazônia. (Fonte: Secretaria Municipal de Educação)

Nenhum comentário: