quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Arpan Sharma, 10 anos, e falando 11 línguas


Ele fala francês fluentemente, não tem dificuldades no alemão e ainda pode manter diálogos em um dialeto africano. Seu espanhol é impressionante, assim como o italiano. Além disso, entende relativamente bem o mandarim.
Essas são apenas seis das 11 línguas que o britânico Arpan Sharma (foto), 10 anos, conhece muito bem. O aluno de uma escola primária de Birmingham, na Grã Bretanha, vem impressionando os professores por sua capacidade de aprendizado. Sozinho, apenas com a ajuda de CDs interativos, ele aprendeu cinco línguas. As outras cinco ele ainda está exercitando, mas já está praticamente apto a falar, informou o jornal Daily Mail nesta semana.
A primeira língua aprendida depois do inglês foi o Hindi, língua falada na Índia e ensinada pelos pais quando ainda era pequeno. Depois, na escola, ele aprendeu francês, espanhol, alemão e italiano.
Como se não bastasse, ele também fala tailandês, polonês, mandarim e o dialeto Swahili, além de estar estudando a difícil língua falada em Uganda.
Respeitar o potencial de cada criança merece atenção primeira, dos pais, logo em seguida, dos professores. A genialidade não tem cor, sexo, crença e mesmo nacionalidade. Precisamos apenas estar atentos.

Nenhum comentário: