segunda-feira, 11 de maio de 2015

População participa das comemorações dos 27 anos de Parauapebas

Fotos: Irisvelton Silva
Neste domingo (10), dia em que Parauapebas comemorou seus 27 anos, muitos moradores da cidade acordaram cedo para participar da programação de aniversário que iniciou às 6 horas com a queima de fogos. Na tradicional manhã cívica, a população assistiu ao hasteamento das bandeiras e desfiles da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, de um pelotão representativo dos alunos da Guarda Municipal, e ainda dos índios Xicrins do Kateté.
Todos os presentes pediram bênçãos para o município com uma oração proferida pelo representante da Igreja Católica, padre Hudson Rodrigues. Os alunos da Escola Municipal Carlos Henrique também fizeram homenagem à cidade com apresentações culturais, enquanto que os índios demonstraram sua felicidade com a tradicional dança indígena. Fazendo referência à idade do município, 27 mães foram homenageadas pela Secretaria da Mulher (Semmu). Ao final, todos prestigiaram a apresentação de motoshow.
Quem participa da programação todos os anos elogiou. “Acredito que a cidade cresceu e vai melhorar ainda mais”, afirmou Francisco Alencar, 62 anos, morador do Bairro Jardim Canadá.
Centenas de pessoas ganharam uma fatia do bolo de 27 metros feito especialmente para a festa. Entre elas, a administradora Shirley Andreia, moradora do Bairro Beira Rio II, que participou do momento pela primeira vez. “É bom participar dessa festa, pois temos motivos pra comemorar essa data. Sou atendida nas unidades de saúde e percebo a mudança. A estrutura e o atendimento estão organizados. Confio que vai mudar mais”, reconheceu. 
Representando a comunidade indígena, o cacique Botiê Xikrin falou da alegria de participar da festa, lembrou da sua infância e reforçou que os índios foram os primeiros habitantes do município de Parauapebas e que hoje são assistidos pelo governo, referindo-se às novas escolas e quadras esportivas construídas nas aldeias. “Estou feliz de estar aqui, pois esse governo respeita a minha comunidade. Agradeço ao prefeito, porque respeita nossos costumes”, destacou. 
O prefeito Valmir Mariano aproveitou o momento para agradecer a todos os munícipes que fazem de Parauapebas uma cidade melhor, enfatizando que jamais vai permitir que a população seja desrespeitada. “São mais de 80 obras concluídas e hoje vamos inaugurar a primeira creche do município. Continuarei trabalhando com ética e respeito, zelando pelo recurso que cada um de vocês contribui para essa cidade”, disse o prefeito, destacando que trabalha em todas as áreas. 
“Dobramos a quantidade de agentes de trânsito do DMTT e criamos a Guarda Municipal, os alunos estão em treinamento e daqui a quatro meses estarão atuando em nosso município. Parabéns para cada um de vocês que acreditam que Parauapebas pode ser uma cidade ainda melhor”, acrescentou o gestor. (Liliane Diniz / Ascom PMP)

Nenhum comentário: