quarta-feira, 6 de maio de 2015

CPFs divulgados em sites podem ser usados em fraudes sem dono saber

O site “Nomes Brasil”, que permite que sejam consultados números e situações de CPFs de pessoas apenas digitando seu nome, gerou reclamações e campanhas por sua retirada do ar nesta semana. O Ministério da Justiça informou nesta quarta-feira (6) que iria notificar o provedor de acesso do site, pois a prática pode ferir o Código de Defesa do Consumidor e o Marco Civil da Internet. As sanções em caso de irregularidade podem chegar a R$ 7,2 milhões.
O caso, porém, não é o único no Brasil. Segundo o especialista em segurança digital Fernando Mercês, há outros sites semelhantes e os dados vazados podem ser utilizados em fraudes sem que a vítima fique sabendo.
“Esses sites não são novos. Já houve outros e algum tempo eles acabam sendo retirados do ar", diz Mercês, pesquisador de ameaças da Trend Micro.
Normalmente os criminosos não conseguem crédito significativo sem a assinatura da pessoa. O que acontece muito é utilizar os dados para registrar compras. Eles pagam e a pessoa nem fica sabendo. (Fonte: Portal do Consumidor)

Nenhum comentário: