terça-feira, 15 de dezembro de 2009

PF apreende 12,5 kg de cocaína

Fotos: Edinaldo Sousa

Hotan da Silva Santos


Agente examina droga apreendida


Cárter onde a droga estava escondida


Caminhão que transportava a cocaína

Após intensas investigações e monitoramentos, a Polícia Federal (PF) de Marabá apreendeu na madrugada de segunda-feira (14) um caminhão que transportava 12,5 quilos de cocaína.

A droga estava escondida numa espécie de fundo falso do cárter (depósito de óleo lubrificante) de um caminhão Mercedes Benz, de placas HOM-6264, Açailândia (MA).

O motorista Hotan da Silva Santos, 30 anos, natural de Alagoas, que mora em Ariquemes (RO), foi preso e autuado por tráfico de drogas, com base no artigo 33 da Lei 11.343, de 23 de agosto de 2006, segundo informou o delegado federal Robert Nunes Teixeira.

O delegado contou que a prisão é fruto de uma parceria com a PF de Cáceres (MT) e envolveu o Núcleo de Inteligência e Operação da PF (NIO).

Sem querer revelar os métodos usados para se chegar até o acusado, o delegado contou apenas que a Inteligência da PF tinha informações a respeito do transporte da droga no caminhão, que saiu de Cáceres no início da semana passada.

A partir daí, os agentes da PF montaram uma barreira em Araguaína (TO), até que o caminhoneiro passasse no local, o que aconteceu por volta das 19h30 do domingo (13).

Ao constatarem que seria o caminhão que os agentes procuravam, o motorista Hotan da Silva Santos foi escoltado até a Delegacia de Marabá, onde foi autuado.

Para o delegado Robert Nunes, o motorista contou que foi contratado em Cáceres para transportar o caminhão até Imperatriz (MA) e pelo serviço receberia R$ 3 mil.

O acusado não revelou ao delegado de quem pertencia a droga, assim como não soube, ou não quis dizer, o nome da pessoa que o contratou para fazer o transporte.

Segundo o delegado, esse tipo de transporte de droga, camuflado em caminhão, também foi abortado pela PF no dia 3 de outubro deste ano, ocasião em que os agentes da PF apreenderam, em Tucumã, 27 quilos de cocaína, que também vinha dentro de um cárter do caminhão Mercedes Bens azul, placa GKO-4729, Contagem (MG).

No caso dessa droga apreendida na segunda-feira (14), a PF acredita que a origem tenha sido da Bolívia, pois no cárter do caminhão havia duas sacolas pretas de uma boutique daquele país.

Robert Nunes lembrou que caso a droga fosse colocada no mercado renderia até cinco vezes mais o peso original, pois os traficantes adicionam à droga outras substâncias, como barrilha, que eles chamam do “batismo”.

No caso destas duas apreensões de cocaína, os respectivos caminhões, que provavelmente foram comprados apenas para transportar droga, estão apreendidos na PF de Marabá. Por sua vez, Hotan Santos ficou de ser transferido ainda segunda-feira para o Centro de Recuperação Agrícola Mariano Antunes. (Edinaldo Sousa)

Nenhum comentário: