segunda-feira, 17 de junho de 2013

Audiência pública sobre impactos da EFC em municípios maranhenses

O prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Junior, foi cobrado publicamente na semana passada para assinar o protocolo de intenção do Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás no Maranhão (Comefc). Na audiência pública, o vereador Ivaldo Rodrigues, da base aliada, relatou que é inadmissível um prefeito não se sensibilizar com uma “causa tão justa e verdadeira”. Ele disse que a luta não é apenas dos 23 municípios, mas de todo Estado do Maranhão.
Apesar de enviar um representante, o secretário de Meio Ambiente, Rodrigo Maia, a Prefeitura de São Luís se mantém neutra em dar apoio aos 23 municípios impactados pela Estrada de Ferro Carajás (EFC). O secretário afirmou que São Luís vai somar forças. Entretanto, é um dos poucos municípios que não assinaram o protocolo de intenção.
A vereadora Rose Sales (foto), que se mantém militante da causa, explicou que a luta não pode ser isolada, uma vez que todos os municípios, incluindo São Luís, sofrem com os empreendimentos da Vale no Maranhão.
São Luís sofre intensamente na questão da mobilidade urbana causada pela Vale, uma vez que em vários horários do dia é impossível trafegar nos trechos Bacanga/Itaqui. Além disso, os mais de 1.000 navios que ancoram anualmente na capital deixam um rastro de destruição ambiental na região, denuncia a vereadora.
O Comefc continua esperando o apoio do município de São Luís para fomentar e resguardar todos os direitos das comunidades lesionadas pela Vale.

Nenhum comentário: