quarta-feira, 22 de junho de 2011

Ribeirinhos serão valorizados em torneio de pesca de Jacundá

Fotos: Joãozinho FSJ

Torneio vai acontecer no Grande Lago

Prefeito (à direita) quer deixar evento mais popular

A sétima edição do Torneio de Pesca Esportiva de Jacundá (Torjac) tem um novo foco: a valorização dos ribeirinhos, pescadores e moradores da região do Grande Lago.

Por determinação do prefeito Dino Altoé, a programação do evento inclui a realização do 1º Festival do Peixe, uma versão mirim do torneio de pesca e ainda competições esportivas e aquáticas durante os dias 8, 9 e 10 de julho, na comunidade de Porto Novo, a 40 quilômetros da sede do município.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo, Cledemilton Araújo, explica que a orientação do prefeito é transformar o torneio em um evento que valorize a população local sem ofuscar o brilho do Torjac, que é tradicional na região.

“Diante desse contexto, ouvimos os moradores e a programação do torneio ganhou novas atrações, oportunizando também a geração de trabalho e renda para os ribeirinhos”, justifica.

Pelo roteiro programado, é prioridade a participação de famílias das comunidades de Santa Rosa e Porto Novo. Serão dez barracas, cada uma com nome de peixe, nas quais serão comercializados pratos à base de pescado, priorizando caldeirada, peixe frito e assado.

“Vamos garantir que as famílias possam vender refeições durante o torneio, além de elegermos um prato ou a barraca mais ornamentada”, explica o secretário.

Paralelo ao Torjac acontece, a exemplo do ano anterior, o Torjac Artesanal, onde os participantes são pescadores e pescadoras. Esse evento, segundo secretário Cledemilton, será realizado em único dia. “As crianças e adolescentes, filhos de pescadores, também terão seu dia com a realização do Torjac Mirim”.

Durante o torneio de pesca haverá competições aquáticas. As atrações de canoagem de voga, mergulho à distância, nado livre em equipe e apneia serão realizados com pescadores e pescadoras.

“São atrações que envolvem diretamente a comunidade local, valorizando os conhecimentos locais, por exemplo, o pescador tem prática em mergulho, pois ele precisa tirar as redes de pesca quando elas estão presas a galhos debaixo d’água”.

O Torneio de Pesca Esportiva de Jacundá deste ano deverá reunir cerca de 500 participantes – entre todas as modalidades – em parceria com a Colônia de Pescadores Z-43. O evento terá atrações artísticas, como DN Melody e Menina Moleka, além de uma atração de voz e violão. As informações estão no site do evento: www.jacundaambienteeturismo.com.br. (Antonio Barroso)


Nenhum comentário: