sábado, 11 de junho de 2011

Dia Municipal do Evangélico é pouco lembrado em Parauapebas

Templo central da Assembleia de Deus

Pastores Gork Araújo e Júnior Romão
Sancionado pela então prefeita de Parauapebas, Bel Mesquita, pela Lei nº 3.196/98, em junho de 1998, o Dia Municipal do Evangélico, 11 de junho, ainda é pouco lembrado pelos próprios crentes da cidade.
A lei instituindo o dia 11 de junho como Dia Municipal do Evangélico atende a requerimento do então vereador Francisco Romão Júnior, que escolheu a data como referência ao dia 11 de junho de 1911, quando os missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren aportaram em Belém e plantavam a primeira semente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no país, cuja instituição religiosa completa neste mês de junho um centenário de existência.
Procurado nesta sexta-feira (10) pela reportagem para falar sobre o Dia Municipal do Evangélico, o agora pastor Francisco Romão Júnior, conhecido por “Júnior Romão”, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Ministério Missão, lamenta que a própria comunidade evangélica e as autoridades da cidade não tenham dado valor ao que ele considera como uma importante data, criada por lei, que reverencia as pessoas evangélicas de Parauapebas.

De acordo com o pastor, nestes 13 anos de existência da lei municipal, o Dia do Evangélico foi poucas vezes lembrado publicamente, apenas em show gospel em praça pública e numa sessão solene realizada na Câmara de Vereadores, sem que os homenageados e o poder público fizessem algum movimento para reverenciar a data.

Na opinião do pastor Júnior Romão, a Prefeitura de Parauapebas, a exemplo do que já faz com o carnaval, festas juninas, Dia da Mulher e até Parada do Orgulho LGBT, deveria liberar recursos para atividades públicas que comemorassem o Dia Municipal do Evangélico, num grande evento consagrador.

Júnior Romão avalia que o município de Parauapebas deve contar hoje com cerca de 70 mil pessoas evangélicas distribuídas nas diversas denominações cristãs instaladas na cidade. “Só a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Ministério Missão, tem em seus quadros algo em torno de 22 mil membros que congregam nas 72 congregações existentes em Parauapebas”, revela o líder espiritual.

Em virtude da programação das comemorações do centenário da Assembleia de Deus no Brasil, que ocorre em Belém no período de 16 a 18 do corrente, o Dia Municipal do Evangélico só vai ser comemorado em Parauapebas no próximo dia 23, feriado de Corpus Christi, no Centro de Eventos da AD, com diversos serviços sociais oferecidos à comunidade, show gospel, culto em ação de graça e outras atividades.

SURPRESA
No momento em que a reportagem ouvia Júnior Romão, chegou à redação do jornal o também pastor Gork Araújo, da Comunidade Cristã de Parauapebas, que se surpreendeu com a data de 11 de junho como sendo reconhecida por lei como Dia Municipal do Evangélico.

“Moro há 10 anos em Parauapebas e não sabia que a cidade possui uma lei municipal que reverencia o povo evangélico. Daqui pra frente, todos os anos vou fazer atividades relativas a esta data”, prometeu pastor Gork Araújo. (Waldyr Silva/CT)

Um comentário:

Anônimo disse...

Graças a Deus que é pouco lembrado já basta ter que conviver com este povo que te condena se você pensar ao contrario deles, imagine se fosse lembrado.