terça-feira, 21 de junho de 2011

Festival de quadrilhas juninas marcado para 28/06 a 03/07

Fotos: Waldyr Silva
Praça de Eventos será ornamentada

Quadrilhas serão avaliadas por corpo de jurados

Cláudio Feitosa, secretário de Cultura

As agremiações que formam as 22 quadrilhas juninas que vão concorrer ao concurso da categoria estão treinando com afinco para se apresentar ao público no período de 28 de junho a 3 de julho próximo, na Praça de Eventos, em Parauapebas.

O Festival Junino Zeca Tatu, que este ano ocorre em sua nona versão, é realizado pela Liga de Agremiações Juninas de Parauapebas (Liajup), com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

Este ano, a exemplo de anos anteriores, a personalidade a ser homenageada pela organização do evento será o músico Jackson do Pandeiro (1919-1982), que contará com a presença de um biógrafo que trará a Parauapebas elementos que contam a história do artista num museu que será montado na praça onde vai ocorrer o festival junino. Já foram homenageados Luiz Gonzaga (2008), Ariano Suassuna (2009) e Patativa do Assaré (2010).

No período de 28/06 a 03/07, na Praça de Eventos, haverá concorrência de quadrilhas juninas locais, sendo que no dia 30/06 ocorrerá o III Concurso Intermunicipal de Quadrilhas, com a disputa de grupos juninos de outros municípios.

ESTRUTURA
De acordo com Cláudio Felipeto Feitosa, secretário municipal de Cultura, a Praça de Eventos, localizada no Bairro Cidade Nova, será dotada de toda estrutura para realização do 9º Festival Junino Zeca Tatu e o III Concurso Intermunicipal de Quadrilhas, com montagem de arquibancadas, camarotes, barracas caracterizadas com motivos da época e o museu Jackson do Pandeiro.

“Na casa da roça, uma barraca tipicamente decorada, o público vai conhecer objetos da zona rural, como pilão, fogão a lenha e outros usados pelo homem da roça, além de saborear café moído e preparado na hora e ainda experimentar o tradicional quentão, que também será produzido ali mesmo”, explica Cláudio Feitosa.

Régis Sousa e Silva, presidente da Liajup, complementa que todo esse cuidado na caracterização do ambiente da Praça de Eventos tem como objetivo fundamental manter e fortalecer as tradições de festas juninas que vieram do Nordeste e hoje ocorrem em praticamente todo o país, com algumas alterações.

A organização do festival junino promete oferecer premiação no valor de R$ 20 mil para as categorias de quadrilhas juninas de salão, caipiras e mirins que melhor se apresentarem para o público e os membros do corpo de jurados, que será montado na praça para avaliar a apresentação dos grupos de quadrilhas. (Waldyr Silva/CT)

Nenhum comentário: