segunda-feira, 6 de junho de 2011

Caipirinha deve ser o drink oficial da Copa do Mundo de 2014


Considerada uma bebida genuinamente brasileira, a caipirinha deve ser o drink oficial da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.

A informação foi lançada durante a 15ª Expocachaça, que encerrou no último domingo (5), na Expominas, em Belo Horizonte, como evento paralelo do 5º Super Agro - considerada uma das maiores exposições agropecuárias do país.

“A ideia é que a caipirinha seja o drink oficial de boas vindas aos turistas que chegarem ao país durante a realização dos jogos olímpicos. Esperamos que esses 600 mil turistas aguardados para a Copa tornem-se os futuros ‘embaixadores’ da nossa caipirinha pelo mundo afora”, explica o diretor de Marketing da Expocachaça, José Lúcio Mendes.

Mendes calcula que, durante os dias da exposição – aberta oficialmente na última quinta-feira (2) – devem ser comercializados R$ 14 milhões entre bebidas e artigos relacionados.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Maranhão, Cláudio Azevedo, foi convidado de honra da organização do evento e acompanhou as novidades do mercado expostas em dezenas de estandes que mostram que há cachaça para todos os bolsos e paladares.

“Estamos trabalhando, desde 2005, no Projeto Alambiques do Sertão Maranhense, para profissionalizar os nossos alambiques e fazer a cachaça maranhense ter qualidade e competitividade no mercado nacional. É um mercado aberto, em franca expansão, e o Maranhão tem chances de se destacar. Por isso, estamos conhecendo boas experiências para levá-las para o estado”, conta o secretário.

Produção
Entre as novidades apresentadas na feira, garrafas com design diferenciado, cachaças com misturas interessantes, como limão e mel, ou em versões em licor e chocolate. Mas os destaques do evento são as chamadas versões top de linha, envelhecidas e com blend feito por mestres alambiqueiros como Armando Del Bianco, que percorre o país capacitando produtores de cachaça.

“No mês passado, estive em São João dos Patos (MA) participando como palestrante do I Seminário da Cultura da Cana-de-Açúcar e Produção de Cachaça Artesanal no Sertão Maranhense, promovido pelo Sebrae, e acredito que o estado tem grandes chances de se destacar no mercado nacional. Afinal, são mais de 70 produtores apenas na região do sertão maranhense”, diz Del Bianco.

O projeto do Sebrae no Maranhão atende cerca de 70 produtores de cachaça nos municípios de São João dos Patos, Sucupira do Riachão, Mirador, Colinas, São Raimundo das Mangabeiras, Sambaíba e Pastos Bons. (Fonte: Sebrae)

Nenhum comentário: