sexta-feira, 27 de maio de 2011

Reportagens do grupo ORM vencem Prêmio Sebrae de Jornalismo

Equipe do programa É do Pará

Exposição de peças produzidas com caroço de açaí

Dois veículos das ORM (Organizações Romulo Maiorana) foram os grandes vencedores da etapa regional do Prêmio Sebrae de Jornalismo. O programa "É do Pará", da TV Liberal, venceu com a reportagem "Ateliê do Açaí" e os repórteres Celso Freire e José Luis Silva, da Rádio O liberal CBN, também venceram na categoria radiojornalismo, com a reportagem "Microempresários do Artesanato".

Em sua terceira edição, o prêmio Sebrae de Jornalismo é promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e tem o objetivo de estimular e valorizar a produção de trabalhos jornalísticos veiculados na imprensa nacional relativos ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas no Brasil.

É do Pará
A reportagem que rendeu o prêmio ao programa foi a "Ateliê do Açaí". Veiculada em 16 de outubro de 2010, conta a história do casal Valter Desiderio Barreto e Gina Miuki Mikawa, do município de Vigia de Nazaré, no nordeste do Pará, que recolhe e reaproveita caroços de açaí que seriam despejados no lixo, para produzir móveis, utensilios decorativos, entre outros.

Para Arcângela Sena, editora do programa, vencer a etapa regional é importante. "É gratificante conquistar essa premiação, porque confirma a ideia que temos no programa, que é fazer o paraense sentir orgulho da terra, ajudando no crescimento do estado e do país, mostrar que pequenas ideias podem render frutos grandiosos", comemora.

Rádio O Liberal CBN
Os outros vencedores da noite, os repórteres Celso Freire e José Luis Silva, ganharam com a série "Microempresários do Artesanato", que teve como objetivo valorizar a profissão de artesão e mostrar os problemas que a categoria vem passando para manter seu trabalho: filhos de artesãos que não querem continuar o trabalho e a escassez da argila, matéria prima utilizada para a fabricação dos utensílios.

No dia 1º de junho, Arcângela e Celso participam, em Brasília, da etapa que poderá premiar os dois veículos com o título de melhor reportagem do país sobre o desenvolvimento das micro e pequenas empresas no Brasil. (Portal ORM)

Nenhum comentário: