terça-feira, 31 de maio de 2011

PM empossa comandante e forma novos soldados em Parauapebas

Fotos: Waldyr Silva





Numa solenidade com dois eventos, o subcomandante geral da Polícia Militar no Estado do Pará, coronel Carlos Augusto Oliveira da Silva, deu posse na manhã desta segunda-feira (30) ao novo comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar em Parauapebas e apresentou 42 novos praças que concluíram o Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Pará.

O novo comandante do quartel da PM em Parauapebas é o tenente-coronel Roberto Coracy Santos da Silva, que substitui o major Juniso Honorato e Silva, que agora assume o subcomando da corporação local.

Dos 42 novos soldados que entram para os quadros da Polícia Militar, dez deles são do sexo feminino e 32 são homens. Os formandos Karla Patrícia Costa Guimarães, Gleyson Santos Cruz e Clenilson Peniche Galisa foram premiados com comenda especial por se classificarem no curso em primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente.

O coronel Carlos Silva, subcomandante PM no Pará, destacou que os três soldados “são policiais que demonstraram alto grau de dedicação, preparo e inteligência, possuidores de um senso ético apurado, extremamente disciplinados e compromissados em aprender e assimilar os ensinamentos repassados pelos instrutores, posto que não mediram esforços para desempenhar suas atividades curriculares com brilhantismo”.

O oficial da PM encerrou o elogio aos três primeiros colocados no curso de formação de soldado, afirmando que soldados militares como Karla, Gleyson e Peniche enchem de orgulho a corporação, que tem a convicção de que eles serão “excelentes profissionais” a serviço da população do Estado do Pará.

A solenidade de passagem de comando e formatura dos novos soldados contou com leitura de portarias de exoneração e nomeação, conduzindo o tenente-coronel Roberto Coracy ao comando do quartel da PM em Parauapebas; apresentação dos formandos ao novo comandante e à sociedade, pelo capitão Joás Souza Pereira; entrega de diploma pelos padrinhos e madrinhas aos concluintes do curso; juramento ao subcomandante da PM, continência ao pavilhão nacional, palavra do coronel Carlos Silva aos presentes, execução do hino do Estado do Pará, formando “fora de forma” e comemoração entre colegas e familiares.

O evento foi abrilhantado com os acordes musicais da banda do Exército Brasileiro, de Marabá, sob a regência do segundo-tenente EB Denir Figueiredo, convidada para participar do ato solene da Polícia Militar em Parauapebas.

CURSO
De acordo com o capitão Raimundo Miranda Júnior, o Curso de Formação de Soldados foi ministrado no quartel do 23º Batalhão da Polícia Militar, em Parauapebas, no período de 3 de setembro do ano passado a 27 de maio deste ano, contendo em sua grade curricular 30 disciplinas.

As disciplinas do curso versaram sobre direitos humanos, relações interpessoais, ética profissional, tiro defensivo, técnicas de abordagens, defesa pessoal, direito constitucional, direito penal militar, gerenciamento de crises, além de estágio operacional supervisionado para os formandos.

O evento foi marcado com as presenças de representantes dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, familiares dos formandos e populares. (Waldyr Silva/CT)

Nenhum comentário: