quinta-feira, 5 de maio de 2011

Conselheiros de Saúde reúnem imprensa e pedem apoio para divulgar pré-conferências

Fotos: Waldyr Silva
Imprensa e conselheiros

Lemoel Gonçalves
Membros do Conselho Municipal de Saúde de Parauapebas reuniram a imprensa nesta quarta-feira (4) para um café da manhã e pedir apoio no sentido de divulgar as datas e locais onde estão sendo realizadas as pré-conferências de preparação para a IX Conferência Municipal de Saúde, marcada para ser realizada nos dias 01, 02 e 03 de julho próximo.

As pré-conferências tiveram início na última terça-feira (3) e encerram no próximo domingo (8). Dentro desses encontros, que estão sendo realizados em vários distritos e bairros do município, serão escolhidos 80 delegados ligados a entidades representativas para ter voz e vez na conferência municipal.

De acordo com o presidente do conselho, Lemoel Gonçalves, a dificuldade dos conselheiros é que, das cerca de 300 entidades ou instituições existentes em Parauapebas, apenas 16 destas organizações estão oficialmente registradas em cartório e possuem CNPJ, e por isso só estas podem escolher delegados para serem representados na conferência de julho.

A IX Conferência Municipal de Saúde versará sobre três eixos, que são a) “Participação e controle social”, com os subtemas “Participação popular nos diversos segmentos e sujeitos sociais do SUS”, “Comunicação, educação e informação como instrumento de fortalecimento da participação popular no SUS” e “Relação do controle social do SUS com outras instâncias de controle”; b) “Qualidade da gestão e planejamento”, tendo como subtemas “Financiamento e sustentabilidade do SUS”, “SUS, patrimônio do povo brasileiro: de todos para todos” e “Gestão do sistema, do trabalho e da educação em saúde”; e c) “Modelo de atenção”, com os subtemas “Pacto pela saúde” e “Relação público x privado”.

Indagado pela reportagem do CT se houve avanço nas discussões deliberadas por ocasião da realização das conferências de saúde, uma vez que é constante a reclamação da população quando ela precisa de atendimento médico nos postos de saúde e no hospital municipal, os conselheiros responderam que houve avanço, sim, principalmente na ampliação dos postos de saúde e implantação dos programas de saúde voltados para o idoso, mulher e criança, e ainda na prevenção e tratamento de pessoas com distúrbios mentais e portadoras do vírus HIV.

PRÉ-CONFERÊNCIAS
As reuniões para debates nas pré-conferências já ocorreram nos bairros Primavera, Altamira e Rio Verde (terça-feira) e Maranhão, Liberdade, União, Casas Populares e Novo Brasil (quarta-feira). Para esta quinta-feira (5), os encontros vão ocorrer nos bairros Novo Brasil e Bela Vista.

Na zona rural, as pré-conferências vão ser realizadas nesta quinta-feira (5) nas vilas Palmares Sul e Palmares II; no sábado (7), nas vilas Onalício Barros, Paulo Fonteles, Sanção e Rio Branco; e no domingo (8), na Área de Proteção Ambiental (APA). (Waldyr Silva/CT)

Um comentário:

Carlos Ferreira disse...

Câmara aprova plebiscitos para criação de dois novos estados
A Câmara aprovou nesta quinta-feira, 05/05, dois projetos de decreto legislativo para a convocação de plebiscito para decidir sobre a criação de novas unidades da federação. Dessa forma, a população do Pará vai decidir se aceita ou não o desmembramento da unidade federativa para a formação de dois novos estados, do Carajás e do Tapajós. A proposta aprovada sobre o Carajás será promulgada, enquanto a do Tapajós ainda terá de passar pelo crivo dos senadores.
Caso a população decida pela criação da unidade federativa do Tapajós, ele terá 29 municípios das regiões Baixo Amazonas e do Sudoeste Paraense e será o quarto maior estado brasileiro, superando Minas Gerais. Em seu território, morariam cerca de 1,7 milhão de pessoas, em torno de 20% da atual população do Pará. A capital deve ser a cidade de Santarém, que possui atualmente 276 mil habitantes. O texto foi aprovado na forma de substitutivo da Comissão de Amazônia e de Desenvolvimento Regional ao Projeto de Decreto Legislativo 731/00, do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR).
Já o estado do Carajás vai englobar municípios localizados no sul e no sudeste paraense, que abrangem uma área de 284,7 mil km², onde vivem cerca de 1,4 milhão de pessoas. A maior cidade é Marabá. De acordo com o projeto, o plebiscito será realizado em novembro, seis meses após a publicação da lei. O pleito será conduzido e fiscalizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará. Se o resultado for favorável à criação do estado, a Assembleia Legislativa paraense discutirá os impactos administrativos, financeiros, econômicos e sociais da divisão territorial.
A aprovação dos dois plebiscitos contou com amplo apoio de parlamentares da base e da oposição. Somente o Psol se posicionou contra a consulta neste momento por conta do baixo quorum de deputados na sessão desta quinta-feira.

Fonte: www.carlosferreirajf.blogspot.com