terça-feira, 3 de maio de 2011

Juízes se reúnem em Parauapebas durante encontro de magistratura

Fotos: TJEPA



Cerca de 30 juízes da 10ª, 11ª, 12ª e 13ª regiões judiciárias, representando as regiões sul e sudeste do Pará, reuniram-se em Parauapebas na última sexta-feira (29) com a presidente do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), desembargadora Raimunda do Carmo Noronha, durante o 5º Encontro com os Magistrados. O objetivo do evento, que ocorreu no auditório Vale dos Carajás Park Hotel, foi decidir com juízes formas e procedimentos para a constante melhoria na prestação de serviços de cada comarca.

Além da presidente do TJPA, integraram a mesa do encontro o ex-presidente do Tribunal e atual diretor da Escola Superior da Magistratura do Pará (ESM-PA), desembargador Rômulo Ferreira Nunes; o diretor do Fórum de Parauapebas, juiz Everaldo Silva; a juíza auxiliar da Corregedoria das Comarcas do Interior, Kátia Parente, que representou a corregedora Maria de Nazaré Gouveia; o presidente da Associação dos Magistrados do Pará (Amepa), Heyder Tavares; e os juízes auxiliares da presidência, Silvio Cesar dos Santos Maria e Andréa Cristine Corrêa Ribeiro.

Durante o encontro, os juízes tiveram a oportunidade de expor suas necessidades e dificuldades vivenciadas no dia-a-dia de suas comarcas, debatendo temas como déficit de funcionários, reforma de fóruns, segurança de servidores e magistrados, entre outros.

Para responder às demandas dos magistrados, além dos membros da mesa, estiveram à disposição dos participantes os secretários do Tribunal, Alice Loureiro (Secretaria de Gestão de Recursos Humanos), Suely Azevedo (Secretaria de Planejamento, Coordenação e Finanças), Antônio Brito (Secretaria de Administração) e Fábio Salame (Secretaria de Informática), além do diretor do Departamento de Engenharia, Márcio Barata.

A direção do TJPA também ouviu sugestões dos magistrados, bem como aproveitou o encontro para orientar sobre as determinações e metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A desembargadora Raimunda do Carmo parabenizou os magistrados e servidores que se empenharam no cumprimento da Meta 1 de 2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que resultou no primeiro lugar no ranking nacional, apelando para que o empenho continue este ano.

A presidente do TJPA acrescentou que o evento é uma oportunidade para tomar conhecimento das carências de cada comarca, a fim de tomar medidas que tornem possível melhorar a estrutura do Poder Judiciário em todo o estado.

Antes de encerrar o encontro, a desembargadora destacou que as últimas conquistas registradas nas comarcas da região são resultado do empenho da gestão passada do TJPA, na qual esteve à frente o desembargador Rômulo Nunes.

ENCONTROS
Desde o início do ano, já foram realizados cinco encontros. O primeiro aconteceu, em fevereiro, no Pólo de Ananindeua, e reuniu cerca de 60 magistrados das comarcas da Região Metropolitana de Belém.

O segundo encontro foi realizado, em março, na Comarca de Paragominas, e reuniu cerca de 50 juízes lotados nas 37 comarcas que integram a 2ª, 4ª, 5ª e 6ª regiões judiciárias do Pará. No mesmo mês, a presidente do TJPA também promoveu reunião com os juízes dos Juizados Especiais da Região Metropolitana de Belém. Já em abril, o quarto encontro reuniu na Comarca de Barcarena juízes de 26 comarcas que integram a 3ª, 7ª, 8ª e 9ª regiões judiciárias. A última reunião acontecerá no dia 20 de maio, na Comarca de Santarém.

A comitiva do Tribunal de Justiça do Pará aproveitou a visita a Parauapebas para conhecer as novas instalações do Fórum “Juiz Célio Rodrigues Cal”, que deve ser inaugurado, provavelmente, no dia 27 deste mês. (Waldyr Silva, com informações de Vanessa Vieira/Correio do Tocantins)

Nenhum comentário: