quarta-feira, 25 de maio de 2011

Como se forma um assessor de imprensa

Disposição e vontade de aprender. Com estas duas qualidades, aí sim, começa a se formar um assessor de imprensa. Iniciei na Scritta como estagiária em janeiro de 2006, quando sequer tinha chegado ao segundo ano da faculdade de jornalismo. Era minha grande chance, pensei. Logo tratei de pesquisar sobre o setor, treinei o português e até me aprimorei na informática.

Os primeiros momentos pareciam assustadores, ao ver profissionais mais experientes saindo para reunião, redigindo releases, fazendo follow-ups. Fui contratada especificamente para colaborar na organização da área de media training do novo site. Porém, queria um dia ser como eles. Para isto, ouvia e observava as pessoas ao meu redor.

O tempo passava e cada dia um aprendizado. A esta altura do campeonato, já sabia distribuir os comunicados de imprensa, atender a solicitações, atualizar mailing e até fazer aquele cafezinho. Reclamar, nem pensar! Tinha sede de aprender e por isto memorizei o que cada veículo publicava, datas de fechamento e até nomes e telefones dos jornalistas.

As tarefas sob minha responsabilidade logo acabaram e era preciso apresentar um diferencial para continuar na empresa. Por isto, comecei a arriscar e produzir algumas sugestões de releases. Um deles foi considerado impecável. Com mais confiança, resultados começaram a pipocar na Folha de S.Paulo e no Estadão. E arranjava tempo para sentar ao lado de alguém mais experiente, para aprender mais, saber lidar com clientes...

Mas em uma sexta-feira, com a saída de duas profissionais, tive que assumir a conta de um cliente. E a estagiária conseguiu uma capa do caderno de empregos da Folha de S.Paulo. Sucesso e repercussão absolutos naquela semana.

O período de estágio duraria três meses. Isto aconteceu há cinco anos e meio. E hoje atendo empreendimentos de uma grande rede hoteleira e uma renomada operadora de turismo. Mas não deixei de fazer o cafezinho. E agora acabo de escrever estas linhas, marcadas pela humildade e persistência. (Vanessa Silva)

Nenhum comentário: