quarta-feira, 22 de julho de 2009

Prefeito de Parauapebas se encontra com presidente de Moçambique

Fotos: Waldyr Silva










O prefeito de Parauapebas, Darci José Lermen (PT), se encontrou na manhã desta quarta-feira (22), na Estação Conhecimento da Área de Proteção Ambiental (Apa), zona rural de Parauapebas, com o presidente de Moçambique, Armando Emílio Guebuza.

Visitando o Brasil pela segunda vez, o presidente moçambicano veio a Parauapebas a convite da mineradora Vale para conhecer in loco as minas do projeto Carajás e as instalações da Estação Conhecimento, que deverão ser inauguradas no dia 25 de agosto próximo.

A intenção de Armando Guebuza é construir projeto similar ao da Apa em Moçambique. Ele veio ao Brasil acompanhado dos ministros de Negócios Estrangeiros, da Indústria e Comércio, da Energia, e dos Transportes e Comunicações.

Na Apa, o presidente africano recebeu explicações sobre a Estação Conhecimento de Silvio Vaz; do prefeito Darci Lermen e de gerentes da Vale, como Luiz Veloso, João Elias, Paulo Cezar Esteves e outros.

“A produção agrícola em Moçambique é muita, mas poderia se multiplicar por cinco, seis ou até sete vezes, se nós tivéssemos sementes melhoradas, tecnologias melhoradas e camponeses com formação técnico-científica melhorada”, frisou Armando Guebuza.

Guebuza declarou a Silvio Vaz e a Darci Lermen ter gostado bastante das instalações do projeto na Apa, e se mostrou encantado com a Floresta Nacional de Carajás, ao sobrevoar a área de helicóptero.

Em palavras rápidas, o presidente da Fundação Vale e o prefeito de Parauapebas explicaram ao visitante africano que a Estação Conhecimento é um projeto muito importante para a comunidade rural da Apa do Igarapé Gelado, porque vem com uma gama de filosofia diferenciada, transformando-se numa escola de agente de desenvolvimento da comunidade, organizando a produção agrícola e dando apoio técnico aos produtores.

O objetivo do projeto é proporcionar educação rural, industrialização agrícola e comercialização dessa produção, além de apoio ao gado leiteiro.

Em Brasília
Na terça-feira (21), Armando Guebuza foi recebido em Brasília pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Lula, além das ligações históricas entre Brasil e África, existe "um futuro" que passa pela cooperação em assuntos de agricultura e de energia, com ênfase nos biocombustíveis.

O presidente Lula lembrou que, com apoio do governo brasileiro, Guebuza vai construir em Moçambique um laboratório para produção de remédios utilizados no tratamento da Aids, doença que afeta 24 em cada 100 pessoas, entre 15 e 49 anos, naquele país.

A Vale tem previsões de investimentos da ordem de US$ 1,3 bilhão no desenvolvimento de um projeto em Moçambique.

O Brasil colabora também na formação de forças para intervenção em processos de paz e também na formação das Forças Armadas, cedendo aviões Tucano, da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), para treinamento de pilotos moçambicanos.

Armando Guebuza já havia estado no Brasil em setembro de 2007, como convidado especial para as comemorações do 7 de Setembro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também esteve em Moçambique duas vezes, em 2003 e 2008.

Nenhum comentário: