quinta-feira, 16 de julho de 2009

Parlamentares em defesa da produção rural brasileira

Os deputados federais Bel Mesquita (PMDB-PA), Zenaldo Coutinho (PSDB/PA), Marinha Raupp (PMDB/RO), Giovanni Queiroz (PDT/PA), Gerson Peres (PP/PA), Asdrúbal Bentes (PMDB/PA), Paulo Rocha (PT/PA), Valdir Colatto (PMDB/SC), Abelardo Lupion (DEM/PA) e Nelson Marquezelli (PTB/SP), e o senador Valdir Raupp (PMDB/RO) continuam envidando esforços na batalha para definir a questão da produção rural no Pará e em todo o Brasil.

Nesta quarta-feira (15), eles participaram de audiência com o ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, quando na ocasião questionaram a forma como a Amazônia está sendo tratada na questão do meio ambiente e a produção rural.

Os parlamentares reivindicaram uma solução para o Bioma Amazônia, no que diz respeito à produção rural e o desenvolvimento na região. O ministro José Múcio acatou as reivindicações e se dispôs a auxiliá-los.

“Temos que considerar que meio ambiente e produção rural não são antagônicos, pois podemos nos desenvolver com sustentabilidade. O fato de termos a floresta no nosso estado deveria nos ajudar e não o contrário”, defendeu Bel Mesquita.

Ainda na quarta-feira (15), a mesma comitiva participou de reunião com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, e com líderes de diversos partidos na Câmara. O ministro apresentou dados contundentes colhidos por técnicos da Embrapa, que mostram que no Brasil só 29% da área territorial é destinado à produção alimentar, infraestrutura urbana, rodovias etc.

Os deputados e o ministro defendem a proposta de desmatamento zero e sustentam a necessidade de uma legislação mais coerente, que proteja tanto a produção quanto o meio ambiente, pois entendem que só assim o problema, que é muito grave para todo o Brasil, será resolvido. Todos concordaram em se reunir na primeira semana de agosto para traçar estratégias e apresentá-las ao presidente Lula.

Nenhum comentário: