segunda-feira, 6 de julho de 2009

Deputado propõe debate sobre o fim do diploma para jornalista

Brasília ‑ O deputado federal Iran Barbosa (PT-SE), em pronunciamento na tribuna da Câmara dos Deputados, somou-se às várias manifestações que ocorrem em todo o país em favor da exigência de diploma para o exercício da profissão de jornalismo.

Contrário à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou no último dia (17/06) a exigência de formação superior para o exercício do jornalismo, o petista anunciou que vai propor, na Comissão de Legislação Participativa da Câmara, audiência pública para discutir a questão e apontar caminhos para que a profissão de jornalista volte a ter, como pré-requisito para o exercício profissional, o diploma de nível superior.

“A decisão da Suprema Corte brasileira é no mínimo equivocada. Penso que os ministros confundiram o direito à liberdade de expressão e de opinião com o exercício profissional do jornalismo. Essa polêmica decisão abre um precedente perigoso para que outras profissões que exigem formação em nível superior venham, também, a ter essa exigência suprimida”, considerou Iran. O pedido de audiência pública deverá ser apresentado na comissão na próxima quarta-feira (8).

Segundo o parlamentar, a decisão do STF está na contramão dos interesses do povo brasileiro, porque ao retirar a exigência de formação acadêmica para a prática do jornalismo abre espaço para a desqualificação da profissão e põe em xeque a importância do ensino superior. “Dessa forma, a importância da educação superior no Brasil também foi atingida pela decisão, o que me traz muita preocupação”, enfatizou.

Nenhum comentário: