sexta-feira, 8 de maio de 2009

Primeiro dia estadual de combate à homofobia

O Pará vai ter o primeiro Dia Estadual de Combate à Homofobia, no próximo dia 17. A Lei nº 7.261/2009, que estabelece a data no calendário estadual, foi publicada no Diário Oficial do Estado do último dia 21 de abril.

De autoria da deputada estadual Bernadete ten Caten (PT), a lei foi aprovada na Assembléia Legislativa e sancionada pela governadora Ana Júlia Carepa. Bernadete faz parte da frente parlamentar em defesa da Livre Orientação Sexual.

O movimento social organizado vai comemorar a data na Praça da República, em Belém, onde serão colhidas assinaturas ao abaixo-assinado em favor do Projeto de Emenda Constitucional nº 122/06, em trâmite no Congresso Nacional, que criminaliza a homofobia, através do site www.naohomofobia.com.br.

Também no 17 de maio se comemora o Dia Internacional de Combate à Homofobia, cuja data tornou-se referência no enfrentamento do preconceito que aflige os homossexuais, desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu que o homossexualismo não é doença, em 1982.

Ao pé da letra, homofobia significa “medo do igual”, ou seja, o homem com medo do homem. O movimento social organizado adotou essa expressão para designar a aversão aos homossexuais que resulta em agressões e até assassinatos.

A cada dois dias, um homossexual é morto no Brasil. Em 2008, foram 190 homicídios de homossexuais no país. De janeiro a abril deste ano, já foram contabilizados 51 casos, segundo o Grupo Gay da Bahia (GGB).

“O Brasil é um dos países que mais mata homossexuais”, afirma o coordenador do Consciência, Orgulho e Respeito (COR), Marcelo Carvalho.

Em 2008, os Estados Unidos registraram 25 assassinatos de homossexuais, conforme dados do governo. (Enize Vidigal)

Um comentário:

Anônimo disse...

Dia de combate a homofobia...

Com tanta coisa séria precisando de soluções e se perde tempo com isso. Não se pode ser intolerante com os homossexuais, deixe eles viverem a vida, com o mínimo de decência. Mas vamos reservar energias para as coisas REALMENTE e-di-fi-can-tes...