terça-feira, 19 de maio de 2009

Belém abre vantagem e apresenta estudo para revitalizar Mangueirão

Fotos: Agência Pará




A governadora Ana Júlia Carepa recebe nesta terça-feira (19), às 15h30, no Palácio dos Despachos, o estudo de pré-viabilidade do Estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, e o relatório final da consultoria da candidatura de Belém à subsede da Copa do Mundo de 2014.
A apresentação do trabalho será feita pela coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Copa-2014, Lúcia Penedo, e equipe da empresa Price Waterhouse Coopers (Price).
O estudo de pré-viabilidade é uma das exigências da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e deve ser entregue até o final de junho. A maioria das cidades candidatas ainda não iniciou a elaboração do documento. A capital do Pará saiu na frente.
Segundo Fábio Loyola, consultor da Price, o estudo de pré-viabilidade indica as oportunidades de negócios e investimentos no estádio e as alternativas de modelos de gestão, após os jogos do campeonato mundial. "Tomamos como base as informações presentes no projeto de modernização do Mangueirão, feito pelo arquiteto de Belém, Alcir Meira. Analisamos estas informações e fizemos as sugestões para operacionalização do estádio", explicou.
Diferencial
Ele enfatizou que Belém tem um diferencial em relação às outras 11 candidatas, que é ter esse estudo de pré-viabilidade quase concluído. "As demais cidades aguardarão o anúncio das subsedes pela Fifa, agora no mês de maio. A governadora, portanto, nos solicitou este trabalho com antecedência, ainda em fevereiro passado", ressaltou Loyola.
Na audiência com a governadora, a equipe da Price também mostrará a trajetória da assessoria prestada ao Governo do Estado, de junho de 2008 a abril deste ano, que contribuiu com a elaboração os documentos já repassados à Fifa, para ratificar a candidatura de Belém.
Lúcia Penedo, o estudo de pré-viabilidade é mais um ponto positivo para Belém, que disputa a subsede da Amazônia com Manaus (AM) e Rio Branco (AC). "Esta foi uma decisão acertada da governadora. No momento em que nossa capital for confirmada como subsede, teremos elementos suficientes e substanciais para atrair os investidores ao Pará. O estudo é importante para a gestão do estádio e seu entorno. Nele teremos efetivamente o que poderemos construir e o que demandará de contrapartida do estado. É uma segurança aos empresários", frisou. (Fabíola Batista - Secom)

Um comentário:

Anônimo disse...

Não terá sido tarde demais? Manaus já canta vitória e pelo que se tem notícia, a Amazônia só terá uma sede. É bom usar o estudo, mesmo sem Copa.