Fotos: Secom e Waldyr Silva
Uma caravana composta por nove jornalistas de Parauapebas (Amparo Borges, Bariloche Silva, Cleo Lopes, Lima
Rodrigues, Luiz Bezerra, Pablo Oliveira, Samara Guimarães, Waldyr Silva e Yarla
Oliveira) prestigiou durante dois dias (2 e 3 de maio) o Encontro de Comunicação Pública do
Pará (Publicom), em Belém.
“Não sei dizer qual foi a melhor palestra, pois todas
foram muito didáticas e interessantes. Viemos de muito longe para aprender
muito aqui”. O depoimento é do jornalista Waldyr Silva, assessor de Comunicação
da Câmara Municipal de Parauapebas, que percorreu 700 quilômetros para marcar
presença nos dois dias de Publicom.
Promovido pela Secretaria de Comunicação do Estado
(Secom), o Publicom realizou no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia dois
dias de debates, na segunda (2) e terça-feira (3), das 9 às 21 horas, com
workshops e palestras. O evento teve a participação recorde de 800 inscritos, e
30 municípios marcaram presença em um encontro de qualificação, treinamento e
networking para assessores e gestores da área de comunicação dos poderes
Executivo, Legislativo e Judiciário, além de profissionais da imprensa e
estudantes de comunicação.
Palestras
e debates
O encontro foi aberto na segunda-feira (2) pelo
governador Simão Jatene e prosseguiu com os palestrantes Marcelo Canellas (Rede
Globo), com o tema “A arte de contar histórias no jornalismo”; Gustavo Nogueira
(publicitário), que discorreu sobre “As transformações na sociedade pós-digital”.
Depois, Daniel Nardin (secretário estadual de Comunicação),
Ester Monteiro (diretora de conteúdo da Secom do Senado Federal), Samara Diniz
(coordenadora de Comunicação da Assembleia Legislativa do Pará) e Taís Sousa
(assessora de Comunicação da Prefeitura de Paragominas), debateram “Comunicação
institucional: diálogos entre o governo e a sociedade”, seguidos de Sonia Ferro
e Tatiane Dias (Secom), no workshop “O que faz uma Ascom?”.
Prosseguindo, Jeso Carneiro (blogueiro de Santarém),
Rodolfo Marques (assessor do TJE), Antonio Carlos Pimentel (jornalista e professor)
e Vanessa Libório (Rede Record), participaram do debate “Os desafios das
linguagens em tempo de novas mídias”. Encerrando o primeiro dia do encontro,
Vinicius Dônola (Rede Record) falou sobre “O jornalista como mediador social –
apuração em tempo de novas tecnologias”.
No segundo e último dia do evento, o jornalista
Ricardo Viveiros (fundador da Agência Ricardo Viveiros & Associados) abriu
a programação com a palestra “Gerenciamento de crises na área da comunicação”.
Ainda pela manhã, o Publicom teve a mesa de debate
“Estratégias de comunicação para órgãos públicos”, com Carlos Carvalho
(presidente da Associação Brasileira das Agências de Comunicação-Abracom),
Armando Medeiros de Faria (DF) e Paulo Silber (diretor de Jornalismo da
Secom/Agência Pará); e o workshop “Comunicação digital institucional”, com Ítalo
Torres (assessor da Diretoria de Comunicação Institucional (DCI) da Secom).
À tarde, o procurador da República Alan Mansur falou
sobre as “Regras para a comunicação das instituições públicas no período eleitoral”.
Em seguida, Aline Fonseca (assessora de Comunicação Digital do Ministério
Público Federal), Rizzo Miranda (social media do governo federal e da Prefeitura
do Rio de Janeiro), Fred Fagundes (superintendente digital do Governo do MT) e
Antonio Neto (diretor de Comunicação Institucional da Secom/PA) debateram o
tema “A comunicação pública está on-line”.
A programação continuou com a palestra “Correspondência
internacional: cobertura de guerras e conflitos geopolíticos”, apresentada por Marcelo
Torres (SBT); o debate “Fronteiras da comunicação comunitária na Amazônia”, com
Adelaide Oliveira (presidente da Rede Cultura de Comunicação), Gilberto Ubayara
(secretário de Comunicação do Amapá), Rosane Steinbrenner (diretora da
Facom/UFPA e conselheira da Amarc/Brasil – Associação Mundial de Rádios
Comunitárias) e Rodolpho Moraes (diretor de Comunicação Popular e Comunitária
da Seom/PA); e encerrou com a palestra “Datacracia – o regime digital”,
apresentada por Luli Radfahrer (professor PhD em comunicação digital da Escola
de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – Eca/Usp).
Publicom
Parauapebas
Para os organizadores, o sucesso do evento serviu
para estimular ainda mais a regionalização do Publicom. “A gente vai começar a
planejar desde já o Publicom Parauapebas, ainda este ano, que foi uma demanda
surgida aqui, em função também do grande número de participantes do município,
e começar a nos preparar para o Publicom Santarém. Pela maneira que as pessoas
abraçaram o evento, a gente tem certeza que o Publicom veio para ficar”,
resumiu Daniel Nardin, secretário de Comunicação do Estado. (Fonte: Secom/PA)
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