quinta-feira, 11 de abril de 2013

Prefeitura será um dos principais parceiros da Ação Global


A população de Parauapebas e de municípios vizinhos será contemplada no dia 18 de maio, no ginásio poliesportivo do Bairro Beira Rio, com a 20ª Ação Global, um projeto de parceria entre o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Rede Globo de Televisão, criado em 1995 para prestar serviços gratuitos à população, uma vez por ano, num único dia, em todo o país.
O programa Ação Global forma uma rede de atendimento que oferece serviços gratuitos de documentação, saúde preventiva, educação, esporte e lazer, através da mobilização de instituições parceiras (públicas e privadas) e da convocação de profissionais voluntários.
No evento deste ano, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), se apresenta no setor público como um dos principais parceiros na consolidação da Ação Global, disponibilizando diversos serviços de interesse da população.
Na manhã desta terça-feira (9), no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura, representantes do Sesi, da TV Liberal e da Semas se reuniram com dezenas de parceiros e voluntários, para explicar detalhes sobre os preparativos e organização do importante evento.
Na oportunidade, foi mostrado em data show que a Ação Global deste ano pretende prestar serviços à comunidade voltados para as áreas de saúde, educação, esporte/lazer e cidadania. A expectativa dos organizadores é fazer um total de 35 mil atendimentos para um público de 15.500 pessoas, com os serviços de 100 parceiros e 1.500 voluntários. Os interessados em realizar serviço voluntário podem procurar a Semas, localizada na Rua E n°669 Bairro Cidade Nova, das 08 às 14h para fazer sua inscrição ou encaminhar um e-mail para o endereço:semas@parauapebas.pa.gov.br com dados pessoais e serviço que pretendem oferecer.
No Estado do Pará, de 2005 até o ano passado, o programa ocorreu nos municípios de São Miguel do Guamá, Belém, Paragominas, Marabá, Santarém, Barcarena, Tucuruí e Castanhal, realizando um total de 301.994 atendimentos.
Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Leudicy Leão, a Prefeitura de Parauapebas vai disponibilizar serviços sociais não só da Semas, mas também de outras secretarias, entre estas a de Saúde, de Esporte e Lazer, de Meio Ambiente, de Cultura, Coordenadoria de Defesa Civil, Procuradoria do Município e Procon, com emissão de documentos, consultas e exames médicos; apresentações artísticas e outros serviços de interesse da coletividade.
Para Jacilaine Souza, gerente de responsabilidade social e empresarial do Sesi no Pará, a Ação Global “é um importante exemplo de cidadania” que agrega parceiros e voluntários e disponibiliza um dia inteiro com serviços que a população muitas vezes tem dificuldades para adquiri-los no dia a dia.
Por seu turno, Gilberto Bentes Júnior, representante da TV Liberal Belém, destacou que o evento só existe por causa da efetiva participação das empresas e órgãos parceiros, além dos profissionais liberais e de outros segmentos, que dedicam um dia inteiro para fazer o bem a quem precisa.

Nenhum comentário: