terça-feira, 16 de abril de 2013

Prefeitos de Parauapebas e Marabá firmam compromisso com a comunidade do ‘Contestado’


Fotos: Irisvelton Silva

A comunidade da “Região do Contestado” teve um domingo histórico. Pela primeira vez os prefeitos de Parauapebas, Valmir Mariano, e de Marabá, João Salame, estiveram juntos no local para comunicar à comunidade o estabelecimento de um convênio de parceria que permitirá a atuação legal da Prefeitura de Parauapebas na região e a atuação mais efetiva da Prefeitura de Marabá.
O encontro ocorreu em dois momentos. Primeiro, às 9 horas, na Vila Brasil, com aproximadamente 250 pessoas. e o segundo na Vila Carimã, às 14 horas, reunindo mais de 600 pessoas.
Localizada no território de Marabá, na margem direita do Rio Itacaiúnas, o “Contestado” conta com cerca de 20 mil habitantes, de acordo com líderes comunitários, distribuídos em 28 projetos de assentamentos e vilas. As principais dificuldades que a comunidade enfrenta ocorrem por conta da distância do centro urbano do município sede, cerca de 160 quilômetros.
Paralela a essa situação, a região fica bem próxima de Parauapebas, cerca de 40 km, o que facilita as relações de consumo e comercialização dos produtos no mercado da cidade. Além disso, mais de 98% dos moradores são eleitores de Parauapebas.
De acordo com Valber Matos, presidente da Associação de Produtores da Vila Brasil (Aprovib), as demandas principais são relacionadas a melhorias nas estradas e vicinais, para facilitar o fluxo de produção; o apoio técnico para o desenvolvimento da agricultura familiar e pecuária e a implantação de postos de saúde e de escolas, inclusive de nível médio.
“Há muito tempo a gente esperava ser atendido pelo poder público. Agora, com o compromisso dos dois prefeitos, a gente acredita que nossa região vai se desenvolver e os nossos principais problemas serão resolvidos”, aposta Aluízio Bernardes de Sousa, presidente da Associação de Produtores do Assentamento Carimã (Apracma).
Compromisso firmado
O evento de domingo foi resultado de uma visita realizada por Valmir a João Salame, no dia 2 de abril. As duas autoridades se mostraram sensíveis às demandas da comunidade e se comprometeram em criar um grupo de trabalho para elaborar um convênio mais estruturado.
“O convênio que existia até então era utópico. Vamos sentar e ver o que cada prefeitura pode colaborar para o desenvolvimento desta região. Queremos prometer o que está ao nosso alcance para cumprir”, declarou João Salame.
Valmir Mariano enfatizou que se antes a comunidade não tinha nenhum prefeito, agora pode contar com dois, reforçando em seu discurso a importância dos municípios do futuro Estado do Carajás pensarem de forma coletiva e não de forma isolada. “Esse convênio é fruto de uma decisão política madura, pois o que mais importa não é a extensão geográfica e sim as pessoas, o nosso povo”, finaliza Valmir Mariano. (Karine Gomes, da Ascom PMP)

Nenhum comentário: