quinta-feira, 4 de abril de 2013

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa será lançado em Parauapebas


A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lança nesta sexta-feira (5) o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O evento acontecerá às 13 horas, no auditório da Semed, no Centro Administrativo.
O Pacto será desenvolvido em parceria entre os governos federal, estadual e municipal, e assegura que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Ao aderir ao Pacto, o município se compromete em alfabetizar todas as crianças na idade certa em língua portuguesa e em matemática, além de realizar avaliações anuais aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental.
Parauapebas é um dos primeiros municípios do Pará a formalizar sua participação no Pacto, que permitirá melhorar os índices de educação básica.
O programa é um conjunto de ações integradas que colaboram para o debate acerca dos direitos de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização, processos de avaliação e acompanhamento da aprendizagem das crianças, planejamento e avaliação das situações didáticas, conhecimento e uso dos materiais distribuídos pelo Ministério da Educação, voltados para a melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização.
Um curso presencial de dois anos para os professores alfabetizadores, baseado no Programa Pró-Letramento, cuja metodologia sugere estudos e atividades práticas, será ofertado pelo Pacto. Os orientadores de estudo são professores das redes, que farão um curso específico, com 200 horas de duração por ano, ministrado por universidades públicas. (Ascom PMP)

Nenhum comentário: