segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Pré-conferências de cultura elegem delegados para evento nacional

Produtores e militantes da cultura de Parauapebas reuniram-se no último final de semana na Coordenadoria de Treinamento e Recursos Humanos (CTRH) para as pré-conferências de audiovisual, design e artesanato.

Na ocasião, foram eleitos delegados e levantadas diretrizes de cada segmento para a Conferência Nacional de Cultura, que ocorre em março, em Brasília.

Para o artesanato, Sandra Santos foi eleita delegada e José Lessa, suplente. O segmento reivindicou o fortalecimento das entidades representativas do artesanato, implantação de planos de manejo para utilização de insumos naturais e criação do conselho nacional de artesanato.

Afonso Camargo foi o delegado eleito para o segmento do design, com Leila Rocha na suplência. As demandas levantadas pediram mais investimento para a qualificação profissional na área de design e ampliação da política de editais e leis de incentivo para o segmento. Além disso, solicitaram o fortalecimento dos arranjos produtivos locais de produtos e serviços dos programas de desenvolvimento, nas áreas de cultura e turismo.

O audiovisual estabeleceu como diretrizes a criação de políticas públicas especificas (editais, leis de incentivo) para fomento da produção audiovisual local, ampliação e aparelhamento dos cineclubes regionais e cursos técnicos na área de audiovisual, para formação de mão-de-obra local. Simone Oliveira foi a delegada eleita e Maicon Meireles seu suplente. (Diego Pajeú)

Nenhum comentário: