terça-feira, 6 de maio de 2008

Maior escola de Parauapebas será inaugurada nesta terça-feira



Será inaugurada nesta terça-feira (6), a partir das 18 horas, no bairro Nova Vida, a escola municipal Antônio Matos. A construção da escola iniciou-se em outubro do ano passado e teve custo de R$ 2,5 milhões. A nova unidade escolar conta com o maior prédio entre os estabelecimentos da rede municipal, e o sexto erguido nos últimos três anos e meio.

A obra de 3.300 m² (o equivalente à área de um campo de futebol) visa promover educação de qualidade a crianças, jovens e adultos de Parauapebas, bem como ao alívio do sistema de matrículas.

A nova escola vai gerar 2.200 vagas, isto é, proporcionar atendimento a 2.200 alunos da 1ª à 8ª série. Além disso, 100 estudantes terão aulas de reforço. Em termos comparativos, a escola terá tanta gente quanto a população urbana do menor município paraense, Bannach, ou três vezes a população do município menos populoso do Brasil, Borá, no interior de São Paulo.

O prédio possui 16 salas de aula, cada uma com 49 m², biblioteca, sala para alunos especiais, sala de informática, sala de artes, seis banheiros (todos com sanitários adaptados a portadores de necessidades especiais), quadra de esportes, bloco administrativo (com salas para reunião, direção e professores; secretaria e arquivo; banheiros para funcionários), além de mini-estacionamento, guarita, depósito, almoxarifado, refeitório, entre outros.

Com a escola pronta, serão beneficiadas diretamente comunidades onde residem cerca de 40 mil pessoas e que formam o mais populoso complexo de bairros de Parauapebas – o Da Paz, formado pelos bairros da Paz, Guanabara, Nova Vida e Caetanópolis.

Homenagem
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Matos Filho foi criada pelo Decreto nº 112, de 1º de abril de 2007. É impossível falar da importância da escola sem reconhecer o fato de que o sindicalista Antônio Matos (o popular “Antônio do Alho”), quem lhe emprestou o nome, foi um cidadão atuante que muito contribuiu na luta pelos interesses do homem do campo de Parauapebas.

O nome Antônio Matos é uma homenagem ao sindicalista que, no dia 8 de junho de 2005, foi misteriosamente assassinado por um motoqueiro. O crime foi veiculado pela imprensa de todo o Brasil e chocou Parauapebas.

Contatos
A escola está localizada na rua Santa Maria, s/nº, bairro Nova Vida. A diretora responsável pelo prédio é Maria Arnete Oliveira. Mais informações pelos telefones (94) 3346-8234/8235/7557/2018, ramal 202. (Fonte: Semed)

Nenhum comentário: