quinta-feira, 3 de maio de 2012

Guardas florestais flagram garimpeiros em área de Carajás

Doze guardas florestais que prestam serviços para uma empresa de segurança terceirizada pela mineradora Vale flagraram por volta das 13 horas do último sábado (28), numa área do Projeto Bahia, na Floresta Nacional de Carajás, três homens que garimpavam ouro.

Os acusados são os indivíduos Flávio Gonçalves de Souza, 39 anos, natural de Redenção (PA), residente na Av. 8, Bairro Centro, em Rio Maria (PA); Vilmar Rodrigues Castro, 38 anos, natural de Uruaçu (GO), residente na Av. C10, Bairro Capuaba, em Redenção (PA); e José Carlos da Costa, 46 anos, natural de São Sebastião do Maranhão (MG), irmão de Vilmar Rodrigues Castro, mesmo endereço.

Cinco homens conseguiram escapar do cerco dos seguranças: Luís João do Vale, Ademir Batista Lima, Raimundo da Silva Júnior, Valdemar Silva Vieira e Fernando Marques da Silva.

De acordo com boletim de ocorrência feito à polícia por Euclides Francisco Silva, 54 anos, inspetor florestal, natural de Sítio Novo (GO), residente na Rua Q, Bairro União, Parauapebas, os serviços de garimpagem eram feitos à noite.

No momento da abordagem, os garimpeiros não reagiram e foram retirados do local com os respectivos equipamentos e conduzidos pelos guardas florestais para a delegacia de polícia. Os homens usavam inclusive um aparelho detector de metal para identificar a possível existência de ouro no local.

Segundo ainda o inspetor florestal, os indivíduos corriam risco de morte na área, pela presença constante de animais selvagens, além do próprio desconhecimento da floresta, que poderia acarretar acidentes fatais.

Os garimpeiros seguiram a pé da Vila Sanção até a área do Projeto Bahia, durante dois dias e uma noite (22 a 24/04), por dentro da mata, levantaram barraco de lona e fizeram em dois dias as primeiras escavações de barrancos, mas ainda não tinham garimpado nenhum grama de ouro. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

Nenhum comentário: