sábado, 12 de maio de 2012

5ª Semana Intermunicipal do Assistente Social em Parauapebas

Será realizada, em Parauapebas, no período de 23 a 26 de maio, a V Semana Intermunicipal do Assistente Social, com o tema “Serviço social de olhos abertos para a educação: Ensino público e de qualidade é direito de todos/as”. O evento reunirá profissionais e estudantes de serviço social.

A programação faz parte das comemorações do dia 15 de maio, Dia do Assistente Social, que todos os anos ocorrem no Brasil, sob a coordenação do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e dos Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS).

O conclave vai ser realizado pela Comissão Intermunicipal de Assistentes Sociais dos municípios de Parauapebas, Curionópolis, Canaã dos Carajás e Eldorado do Carajás, ligada ao CRESS / 1ª Região, que vem atuando no fortalecimento dos profissionais de Serviço Social.

O serviço social é uma profissão regulamentada pela Lei 8.662, de 7 de junho de 1993, que trabalha diretamente na implementação da política de assistência social, cujo profissional tem como objetivo a garantia dos direitos sociais estabelecidos na Constituição Federal e em suas leis subsequentes.

Seus principais ramos de atuação são as redes de serviços sociais nas administrações municipais, estaduais e federais; hospitais, sistema sociojurídico, conselhos de direito e de gestão; empresas privadas, consultoria e movimentos sociais...

Historicamente, o serviço social vem produzindo conhecimento na intenção de confirmar a assistência social como política pública. Mesmo quando essa política era vista apenas como caridade, se manteve o compromisso de defender os direitos sociais dos cidadãos brasileiros.

Na região sudeste do Pará, os profissionais da área vêm procurando se fortalecer para uma melhor qualificação da prática profissional, por isso a necessidade de estarem se reunindo para discutir diversos assuntos que estejam em conformidade com os deveres da profissão.

Este ano, o Conselho Federal de Serviço Social, em parceria com os conselhos regionais de serviço social, orientou que as comemorações do dia 15 de maio, Dia do Assistente Social, tratem sobre o “Ensino público e de qualidade como direito de todos/as”. Direito este estabelecido no artigo 205 da Constituição Federal, e que todos os brasileiros devem defender, não permitindo que a educação seja tratada como mercadoria.

Além dos assistentes sociais e estudantes de serviço social, também estão convidados para participar da V Semana Intermunicipal profissionais de outras áreas, autoridades dos 4 municípios envolvidos no evento e os movimentos sociais interessados em discutir o tema proposto.

A programação terá a presença da assistente social Silvia Stockinger, doutora em Sociologia, e do representante da Controladoria da União – Regional/PA, Marcelo Solon.

Nos dias 23 e 24, o evento ocorrerá na Câmara Municipal de Parauapebas, e no dia 25 será o encerramento com um coquetel na Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas. (Waldyr Silva, com informações de Francinete Cruz)

Nenhum comentário: