terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Vereadores descem ao túnel de Serra Pelada e tiram dúvidas

Agência Bateia
Atendendo a convite da SPCDM (Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral), os nove vereadores da Câmara Municipal de Curionópolis e seus acompanhantes foram recepcionados na última quarta-feira (21) no escritório da mineradora em Serra Pelada pelo diretor do projeto, Paulo de Tarso Serpa Fagundes, que fez apresentação de todos os programas em execução, das projeções para o próximo ano e da atuação da empresa junto à comunidade.

Parlamentares e acompanhantes desceram ao projeto inclinado (túnel), de mais de seiscentos metros de extensão por uma profundidade de 120 metros e ficaram surpresos com o avanço da mina.

A primeira atividade dos vereadores no canteiro de obras foi participar de uma palestra institucional sobre a mineradora, oportunidade em que esteve presente o advogado da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), Jairo Leite.

Durante a apresentação, os vereadores puderam conhecer a missão e visão da empresa, sua filosofia e o cumprimento do compromisso socioambiental firmados durante o processo de liberação das licenças prévia e de instalação.

A geração de emprego e a capacitação profissional da mão-de-obra local fizeram parte dos questionamentos, cuja resposta veio com a apresentação do CDC (Centro de Desenvolvimento Cultural), onde serão ministrados cursos de capacitação nas mais diversas áreas.

“Pretendemos estender esses cursos para toda a comunidade, assim os profissionais serão formados não apenas para atender à SPCDM, mas também a outras empresas de diversos segmentos”, afirmou Raimundo Júnior, gerente de SSMAC (Segurança, Saúde, Meio Ambiente, Comunidades e Comunicações).

O diretor do empreendimento, Paulo de Tarso, informou que grande parte dos profissionais que atuam no projeto é de Serra Pelada e de Curionópolis.

Seguindo o roteiro da programação, os visitantes fizeram um rápido treinamento de segurança e posteriormente desceram à mina até o ponto onde está sendo escavado.

A visita terminou com um almoço no refeitório da empresa, um espaço que atende a todos os profissionais da SPCDM, inclusive de empresas terceirizadas que prestam serviço no projeto.

Na ocasião, os vereadores receberam da diretoria da empresa os esclarecimentos às suas dúvidas sob os diversos aspectos da operação e foram unânimes em demonstrar satisfação com as respostas dadas pelo diretor e seus técnicos.

“É muito minucioso o trabalho da empresa e todos os cuidados com a segurança. Pudemos perceber que tudo é seguido à risca”, afirmou a vereadora Jocenilde Oliveira.

“Considero de elevada importância uma boa aproximação entre a iniciativa privada e o poder público”, frisou o presidente da Câmara, João Patrocino.

Além do diretor Paulo de Tarso e Raimundo Júnior, fizeram parte da equipe da SPCDM o assessor de comunicação e imprensa, Marcelo Lins, e a coordenadora de comunicação, Ana Suzy.

A título de informação, na década de 80, o garimpo de Serra Pelada foi alvo da maior corrida ao ouro da história da América Latina. Antes que o governo interrompesse sua produção, cerca de 80 mil garimpeiros (mineradores artesanais) chegaram a extrair, de uma área a céu aberto, mais de dois milhões de onças de ouro, além de uma quantidade desconhecida de platina e paládio. (Waldyr Silva, com informações da Agência Bateia)

Um comentário:

Anônimo disse...

Já devem estar fazendo cálculos do que poderão roubar.