sábado, 10 de dezembro de 2011

Disque Denúncia já recebeu mais de 19 mil ligações este ano

Balanço parcial revela que, no período de janeiro a novembro deste ano, o sistema Disque Denúncia de Parauapebas recebeu, pelo telefone (94) 3346-2250, mais de 19 mil ligações da população.

De acordo com dados encaminhados ao CT, em Parauapebas, essas quase 20 mil ligações geraram mais de 5 mil denúncias, a maioria oriunda do município, e outras em menor número das cidades vizinhas de Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás e até do município de Marabá.

Os crimes mais denunciados até agora pela comunidade são sobre excesso de barulho, violência contra mulheres e tráfico de drogas, seguidos de lesão corporal, ameaça, maus-tratos, suspeita de roubo e furto, posse ilícita de arma de fogo, roubo/furto a transeuntes e consumo de drogas.

Segundo ainda o levantamento do Disque Denúncia, durante as operacionalizações da denúncia quase duas mil delas obtiveram resultados positivos. Destes resultados, destacam-se a apreensão de nove armas de fogo, a detenção de 209 indivíduos e a retirada de grande quantidade de substâncias entorpecentes dos tipos crack e maconha (1 kg de crack e 400 g de maconha) que seriam comercializadas por traficantes de drogas na região.

Os bairros mais denunciados são, pela ordem, Rio Verde, Da Paz, Liberdade, Cidade Nova, União, Casas Populares, Guanabara, Primavera, Betânia e Novo Horizonte.

HISTÓRICO
O Disque Denúncia faz parte de um modelo já adotado em 18 países e adaptado do Canadá. No Brasil, o primeiro estado a implantar o serviço foi o Rio de Janeiro, em 1995, quando este vivia uma onda de sequestros.

Os resultados apresentados pelo sistema Disque Denúncia foram tão positivos que, assim que os sequestros foram controlados, o serviço se consolidou como uma importante ferramenta da sociedade para o combate ao crime.

Nenhum comentário: