quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Justiça manda queimar máquinas caça-níqueis e mídias pirateadas

Fotos: Waldyr Silva

Autorizado pelo juiz Líbio Araujo Moura, titular da 3ª Vara Criminal, o delegado Antonio Miranda Neto, diretor da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil em Parauapebas, procedeu na manhã da última terça-feira (29) a incineração de aproximadamente 40 mil mídias de CDs e DVDs piratas e dezenas de máquinas caça-níqueis.

De acordo com o delegado Antonio Miranda, o material pirateado foi apreendido pelas polícias Civil e Militar em Parauapebas nos meses de outubro e novembro deste ano, quando o mesmo estava sendo comercializado por camelôs em portas de lojas e de agências bancárias da cidade, enquanto que as máquinas caça-níquel foram confiscadas em bares e mercearias de vários bairros do município.

Todo o material apreendido, que se encontrava guardado no depósito da delegacia municipal, foi transportado para um terreno baldio localizado aos fundos do prédio da 20ª Seccional Urbana e em seguida queimado, à presença do delegado Antonio Miranda, investigadores, imprensa e do próprio juiz Líbio Moura, que fez questão de acompanhar a operação de incineração dos produtos apreendidos pela polícia.

Antonio Miranda reforça a importância de a comunidade continuar usando os serviços do sistema Disque Denúncia, pelo telefone (94) 3346-2250, uma vez que a maioria das apreensões dos produtos ilegais feitas pela polícia ocorreu graças à participação da população, especialmente no caso das máquinas caça-níqueis.

Na contabilidade da autoridade policial, só este ano já foram apreendidas e incineradas no município de Parauapebas quase 100 mil mídias pirateadas de CDs e DVDs e 130 caça-níqueis.

Quanto aos infratores deste tipo de crime, Antonio Miranda explica que muitos deles já responderam na Justiça com penas de prestação de serviço social e multas, cuja renda está sendo revertida na construção de uma cela no prédio da Seccional Urbana para detenção de adolescentes, com prazo de 15 dias para ser inaugurada, enquanto outros acusados estão sendo gradativamente intimados para cumprimento de pena.

Delegado Antonio Miranda acrescenta que, antes de serem submetidos à incineração, os monitores e outras peças eletrônicas das máquinas caça-níqueis são retirados dos equipamentos e destinados a instituições educacionais para aproveitamento legal e social.

Segundo Antonio Miranda, a comercialização de mídias piratas e a jogatina nas máquinas caça-níqueis são um braço das organizações criminosas voltadas ao contrabando de armas, tráfico de drogas e exploração sexual.

O delegado garante que as operações policiais relativas às apreensões de máquinas caça-níqueis, mídias piratas e outros produtos falsificados vão continuar sendo realizadas a todo vapor na cidade, principalmente no período das festas de final de ano, até que esse tipo de crime seja definitivamente eliminado em Parauapebas.

Nenhum comentário: