segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Crianças de projeto da Polícia Militar se apresentam ao público

Fotos: Waldyr Silva


Pela primeira vez, depois de treinamento de apenas três meses, dezenas de crianças participantes do projeto “Campeões do futuro, formando cidadão do amanhã”, bancado pela Polícia Militar em Parauapebas, se apresentaram aos pais e responsáveis, cantando e utilizando instrumentos musicais. A apresentação ocorreu na manhã do último sábado (10), nas dependências do quartel da Polícia Militar.

De acordo com o sargento Soares, vice-coordenador do projeto social, os alunos aprendem música, futebol, informática e capoeira. Para o ano que vem, o projeto vai oferecer também instruções sobre artesanato, dança, voleibol e reforço escolar nas disciplinas de português, matemática, física e química.

O vice-coordenador explica que o projeto “Campeões do futuro, formando cidadão do amanhã” teve início no final de setembro deste ano com 136 alunos na faixa etária de 9 a 13 anos. Em 2012, este número vai ser ampliado com a inscrição de novos alunos com idade até 15 anos.

Sargento Soares acrescenta que as matrículas para novas turmas vão ser abertas no mês de janeiro no quartel da Polícia Militar local. Para participar do projeto, a criança ou adolescente tem que estar estudando em escola convencional e ter autorização dos pais ou responsáveis.

As aulas do projeto funcionam no horário das 7 às 17 horas no quartel, com intervalo para almoço. Quem estuda pela manhã na escola vai à tarde ao projeto, e quem estuda à tarde vai ao projeto na parte da manhã.

Segundo ainda o vice-coordenador, o projeto “Campeões do futuro, formando cidadão do amanhã” tem convênio com o juiz Líbio Araujo Moura, titular da 3ª Vara Criminal de Justiça em Parauapebas, que vem revestindo as verbas das penas alternativas na compra de material educativo, como instrumentos musicais (violões, flautas e teclados) e material esportivo (bolas e redes).

“Pra mim é uma emoção muito grande observar que há três meses essas crianças chegaram aqui sem conhecer sequer uma nota musical, e agora se apresentam para os pais e convidados, interpretando música com voz e com instrumentos musicais”, declarou o sargento Soares, informando que o quadro docente do projeto social é formado por professores voluntários, alguns cedidos pela prefeitura e outros do próprio quartel da PM.

Emocionada, a dona de casa Maria Alice Furtado declarou que estava muito feliz em ver pela primeira vez a filha dela de 12 anos de idade tocando violão. “Isso pra mim é uma satisfação muito grande”, enfatizou, afirmando que vai continuar dando todo apoio à filha para que ela se torne uma grande profissional da música.

Além da interpretação de canções feita pelos pequenos músicos, houve também apresentação de capoeira e de futebol, além da oferta de reforçado lanche para os presentes.

Nenhum comentário: