terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Cooperativa fecha acordo com canadenses para implantação de mina da Cutia

Fotos: Agência Bateia

A sociedade garimpeira da Cooperativa Mista do Garimpo da Cutia (Coomic) aprovou no último domingo (17), por unanimidade, um contrato de parceria com a Grifo Geologia e Participações Ltda., empresa ligada à canadense Colossus Minerals Inc., para pesquisas e exploração de ouro na sua área de 629 hectares localizada no distrito de Serra Pelada, município de Curionópolis, mais precisamente na vila de Cutianópolis, a 18 quilômetros do centro urbano do município.

O contrato foi firmado em 75% para a Grifo e 25% para a Coomic nos mesmos moldes do contrato firmado entre a Colossus e a Coomigasp. De acordo com o presidente da Coomic, Raimundo Lopes, os trabalhos de pesquisas geológicas iniciarão a partir de fevereiro do próximo ano.

A assembleia geral da cooperativa da Cutia contou com a presença do presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte, além de presidentes de várias cooperativas do distrito mineiro de Serra Pelada e de inúmeras lideranças garimpeiras.

HISTÓRIA DA CUTIA
Descoberto em 1988 e fechado em 1992, junto com o garimpo de Serra Pelada, o ex-garimpo da Cutia deve se transformar em uma mina mecanizada. Em menos de dois anos de mandato, a atual diretoria da Coomic conseguiu alvará de pesquisa e a liberação do projeto de impacto ambiental, o que possibilitou chamar a atenção de vários grupos investidores.

Durante todo este ano, o presidente da cooperativa convocou e desconvocou assembleias na tentativa de aprofundar negociações juntos a grupos interessados que pudessem consolidar uma parceria que fosse boa para ambos os lados.

A diretoria sentou-se com grupos paulistas, com outro do Japão, foi à China e quase fechou contrato com a Canico do Projeto Onça Puma. Mais foi com a Grifo Geologia Participações, braço da canadense Colossus, que o dirigente e a sociedade da Coomic optaram pelo acordo de parceria consolidado na manhã do último domingo.

Em discurso, Raimundo Lopes discorreu sobre as dificuldades vividas pelos garimpeiros da Cutia nos últimos 30 anos, ratificando a vivência da categoria entre esperanças, falsas promessas e incertezas. “Doamos toda a nossa vida na atividade do garimpo e somente agora as coisas estão acontecendo de verdade. Temos certeza que ainda em vida iremos colher bênção da prosperidade que Deus tem para cada um de nós”, declarou.

O presidente da Coomic fez questão de assinalar a importância da peregrinação da diretoria em busca da atenção e do apoio nas bancadas parlamentares dos deputados e dos senadores “até que então, pela graça e misericórdia de Deus, encontramos um patriota chamado Luiz Inácio Lula da Silva, nosso então presidente, que, sensibilizado com a luta e com a causa garimpeira, nos presenteou com esse tão sonhado documento, autorizando a emissão e a concessão do nosso alvará de pesquisas mineral do garimpo da Cutia”.

Raimundo Lopes destacou que de posse do alvará iniciou então a incansável busca por empresas que tivessem o interesse em promover investimentos financeiros na sondagem da mina. “Hoje, nesta manhã de domingo, a redenção do povo garimpeiro da Cutia chega para melhorar a qualidade de vida de todos e de suas gerações”, finalizou o presidente. (Waldyr Silva, com informações da Agência Bateia)

Nenhum comentário: