segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Comunidade da Vilinha vai contar com nova escola

Escola conta com 4 salas de aula

Buscando atender a demanda da comunidade através do Orçamento Participativo (OP), a Prefeitura de Parauapebas iniciou, há pouco mais de um mês, a construção de uma nova escola na Vilinha, zona rural do município.
Com previsão para ser concluída dentro de 120 dias, a unidade escolar está sendo construída pela empresa Silva Soares Construções Ltda, sob a responsabilidade do engenheiro civil Boleslaw Daroszewski, e conta com 4 salas de aula e uma biblioteca, totalizando 490 m2 de área construída e investimento da ordem de R$ 229.210,64.
A obra, que gera 30 empregos diretos, já concluiu o levantamento das paredes e agora começa a receber madeiramento para cobertura do telhado e posteriormente construção de muro e serviços de acabamento.
Tão logo a escola seja entregue pelo prefeito Darci José Lermen aos moradores da localidade, a comunidade já pensa que a próxima reivindicação será pela construção de um anexo com mais quatro salas de aula para abrigar estudantes do ensino médio.
Este pleito já foi feito ao secretário municipal de Educação, prof. Raimundo Oliveira Neto, mas este vem explicando que, embora o ensino médio seja uma responsabilidade do Estado, a prefeitura já vem estudando a possibilidade de incluir no orçamento para 2008 a construção de um bloco na escola.
Hoje, a comunidade estudantil de Vilhinha, em torno de 170 alunos, é atendida na antiga escola Monteiro Lobato com 4 salas de aula e tem como diretora a profª Rosilda Nunes de Lucena Cunha.
A prefeitura está construindo também na vila Valentim Serra, zona rural, escola similar à que está sendo erigida na Vilinha, obedecendo a pleitos levantados pela comunidade através do Orçamento Participativo.
Desde que assumiu a administração municipal, em janeiro de 2005, o prefeito Darci Lermen já construiu duas modernas escolas nos bairros Maranhão e Vila Rica; está construindo uma no bairro Novo Horizonte, zona urbana, e duas na zona rural.

Nenhum comentário: