quinta-feira, 1 de março de 2007

Seminário municipal discute OP

Representantes da comunidade lotou auditório

A exemplo de 2005 e 2006, o prefeito Darci José Lermen, acompanhado da maioria dos secretários municipais, participou, no último final de semana, de um seminário para discutir as demandas inseridas no Orçamento Participativo (OP) levantadas pela comunidade para este ano.
Ocorrido no Centro de Formação da Igreja Católica, o seminário contou com cerca de 150 pessoas representadas por sindicatos, associações de bairro, produtores rurais, cooperativas, igrejas e demais entidades organizadas, além de conselheiros e delegados do OP.
Durante os debates, os delegados dos distritos apresentaram pautas das demandas da comunidade, enumerando obras e serviços a serem implantados nos bairros da cidade e zona rural.
Em momentos dos debates, alguns representantes de bairros foram incisivos nas cobranças das pendências que ficaram da pauta do ano passado, pressionando o prefeito e secretários para justificar por que as obras não foram realizadas.
Indagado pela reportagem sobre a pressão recebida, o prefeito Darci Lermen respondeu que a adoção do processo de participação popular vem sendo adotada por ele desde o início do governo.
“Nosso governo é sempre democrático, por isso considero justas as reivindicações da comunidade. O que não podemos aceitar é que baixem o nível do diálogo”, avisou o gestor municipal.
Darci Lermen aproveitou para apresentar balanço dos investimentos feitos na cidade e zona rural no ano passado, revelando que foram aplicados mais de 51 milhões de reais em obras naquele período.
“Nossa meta para este ano é investir algo em torno de 60 milhões de reais em obras, entre estas a da construção dos prédios do Hospital Municipal e da prefeitura”, revela o prefeito, lembrando que na campanha política havia prometido investir 2 milhões de reais em obras de infra-estrutura por mês, o que daria um montante de 24 milhões de reais por ano, “mas aplicamos mais que o dobro do prometido”.
Grande debate
Segundo o secretário municipal de Planejamento, Jorge Luiz Rodrigues Néri, a idéia é sentar com a população e ouvir a demanda de serviços a serem implantados em cada bairro da cidade e zona rural do município.
“Neste primeiro seminário, os conselheiros e delegados dos distritos apresentaram ao prefeito Darci Lermen e aos secretários uma pauta básica de reivindicação das obras priorizadas pela população”, explica Jorge Néri.
De acordo ainda com o secretário, dentro em breve o governo municipal deve realizar um grande evento com a comunidade para discutir o desenvolvimento regional. “A partir deste encontro, a administração municipal vai organizar seminários distritais, visando discutir temas específicos e identificar a vocação do município em áreas abrangentes como agricultura, educação, saúde e outros setores”, finaliza.
Distritos
Dacal - Bairros Altamira, Betânia, Novo Horizonte, Vila Rica e Casas Populares
Dacin - Cidade Nova, Primavera e Chácaras
Daco - Onalício Barros e Cedere I
Daliu - Liberdade, Liberdade II e União
Dap I - Palmares Sul, Carlos Fonseca, Araçatuba e Valentim Serra
Dap II - Palmares II, Barra do Cedro e Rio Branco
Dapaz - Bairro da Paz, Caetanópolis e Beira Rio
Darv - Rio Verde e Bela Vista

Nenhum comentário: