quarta-feira, 28 de março de 2007

Seminário de desenvolvimento rural sustentável discute estratégias para agricultura

Dando prosseguimento às políticas públicas voltadas ao homem do campo, a Prefeitura de Parauapebas realizou no último domingo (25/03), na Câmara Municipal, o Seminário de Desenvolvimento Rural Sustentável, com a presença de secretários municipais, servidores públicos e agricultores.
Na oportunidade, foram discutidos vários temas entre os presentes, como a retomada das discussões sobre o Orçamento Participativo (OP) no campo; discussão orçamentária, valores e distribuição de obras nos distritos rurais; estratégias de desenvolvimento sustentável no município em longo prazo.
Foram discutidos também temas como o modelo de produção, visando fortalecer a agricultura familiar; continuidade dos programas de mecanização agrícola e incentivo à fruticultura e piscicultura; e produção e transformação de mandioca, leite e frutos; assistência de saúde e discussão educativa no campo, com participação ativa das famílias de agricultores.
Os palestrantes do seminário apresentaram ainda propostas de continuidade à implantação de infra-estrutura na zona rural, como abertura de novas estradas vicinais e conservação das existentes; construção e conservação de pontes e de prédios públicos; e políticas ambientais.
Os participantes do evento foram informados que o Governo Cidadão prevê investir este ano na zona rural algo em torno de R$ 9 milhões em estradas, pontes, postos de saúde, construção de duas escolas, patrulha mecânica, entre outras benfeitorias.
O prefeito Darci Lermen (foto) tem uma grande preocupação não só com o homem do campo, onde vem investindo maciçamente em obras de infra-estrutura, saúde, educação e transporte, como também na zona urbana, dotando os bairros com serviços essenciais para os moradores.
A atenção dispensada aos agricultores pela administração municipal visa dotar os colonos de toda estrutura para maior produção agrícola do município.
Além do prefeito Darci Lermen, o seminário contou ainda com as presenças do gerente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), Milton Zimmer Schneider; do chefe de Gabinete João Eduardo Fontana; vereador Euzébio Rodrigues, secretários municipais de Produção Rural, José Alves Lima; e de Planejamento, Jorge Luiz Rodrigues Néri, e dezenas de camponeses.

Nenhum comentário: