terça-feira, 27 de março de 2007

Diretor de Polícia do Interior já visitou 30 municípios

Delegado Miguel Cunha

Natural de Marabá e há 17 anos na função de delegado na capital do Estado, o delegado Miguel Cunha Filho revelou à reportagem em Parauapebas que desde que assumiu a função de diretor de Polícia do Interior, em 12 de janeiro deste ano, já percorreu cerca de 30 municípios paraenses, procurando ficar a par das eventuais dificuldades enfrentadas pelos policiais civis.
“Nessas visitas, temos presenciado a falta de policiais e de viaturas em várias delegacias, baixo salário dos policiais, além do estado precário de prédios de delegacias e xadrezes”, enumera a autoridade policial.
Indagado sobre a situação das novas instalações da seccional de Polícia Civil em Parauapebas, inauguradas no apagar das luzes do governo estadual anterior, que apresentaram defeitos em algumas paredes, o delegado Miguel Cunha respondeu o fato foi um desrespeito com o dinheiro público.
“Diante do problema apresentado, a governadora nos incumbiu a chamar a empresa construtora para que ela faça os devidos reparos para que os servidores possam trabalhar com segurança.
Concurso público
Sobre a realização de concurso público para contratação de policiais, o delegado informou que recentemente o Governo do Estado procedeu a oferta de 600 vagas, mas só foram preenchidas 120 vagas. Por isso, um novo concurso deverá ser realizado no segundo semestre deste ano.
Para Miguel Cunha, às vezes a violência na região tem sido fruto do grande fluxo migratório de pessoas que vêm atraídas pelos grandes projetos minerários, em busca de emprego, a maioria desqualificada profissionalmente.
“A polícia vem conversando com representantes de empresas mineradoras, buscando alternativas para que elas invistam também no social, pois o que acontece hoje é que as mineradoras levam o minério e deixam o buraco, o caos social, a prostituição e a violência no estado”, denunciou.
Parceria com a comunidade
Ele entende que segurança não se faz somente com a polícia, mas, também, em parceria com a comunidade dos municípios. “Por isso, estamos conversando com a sociedade, prefeitos, vereadores, presidentes de associações de bairros e o povo em geral, buscando soluções para diminuir o índice de violência no estado”, frisa Miguel Cunha.
Busca de soluções
Segundo o delegado geral de Polícia Civil, Raimundo Benassuly Maués, a Polícia Civil, sob orientação da governadora Ana Júlia, está empenhada em buscar soluções para a sociedade do estado quanto a segurança pública.
Raimundo Benassuly revelou que nos primeiros 30 dias do novo governo estadual a polícia colocou atrás das grades cerca de mil delinqüentes em todo o estado.
Acrescenta que a Polícia Civil coloca à disposição da comunidade o telefone 181 para denúncia de presos foragidos, violência sexual e doméstica, e outros crimes, e o site http://www.policiacivil.pa.gov.br/, extravio de documentos e furto ou roubo de celular, para denúncia virtual.
Comarca tem 15 mil processos
Conforme declarações do juiz substituto da 2ª Vara de Justiça, Cristiano Magalhães Gomes, a comarca de Parauapebas e Canaã dos Carajás conta hoje com aproximadamente 15 mil processos em tramitação, entre criminais e cíveis.
O magistrado revela que dentro de no máximo dois meses deve haver sessão no tribunal de júri, quando três réus serão julgados.
Para Cristiano Magalhães, toda vez que a população se reúne para buscar soluções referentes ao bem-estar da sociedade como um todo, ele considera de fundamental importância. “Assim, o Poder Judiciário não pode se furtar a deixar de participar desse tipo de reunião, ainda mais quando percebemos a participação de vários municípios da região”, declarou a autoridade judiciária.
O juiz adicionou que durante os debates percebeu a necessidade de se ter em Parauapebas um Instituto Médico Legal (IML), um núcleo de inteligência da Polícia Civil, novas varas de justiça, entre outras reivindicações.

Nenhum comentário: