sexta-feira, 30 de março de 2007

Em 2006, 8 milhões de brasileiros ascenderam de classe

Em apenas um ano, mais de 8 milhões de brasileiros deixaram a baixa renda e ascenderam para níveis da população com maior poder de consumo. Isso é o que revela a pesquisa feita pela financeira francesa Cetelem, em parceria com o instituto de pesquisas Ipsos Public Affairs. De acordo com a pesquisa as camadas D e E que em 2005 reuniam 51% da população, em 2006 caíram para 46%.
A pesquisa mostra que a classe C, que reunia 62,7 milhões habitantes em 2005, encerrou o ano passado com 66,7 milhões de brasileiros. O topo da pirâmide, isto é, as classes A e B, recebeu nesse período 6,3 milhões de pessoas.
O grande destaque da pesquisa é o Nordeste, que reúne 25% dos brasileiros. Esta foi a região do país que registrou, no ano passado, o maior crescimento da renda média familiar disponível. A alta foi 38%.
O resultado da pesquisa foi avaliado por deputados da bancada petista na Câmara e classificado como uma prova concreta do sucesso do programa de distribuição de renda do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os parlamentares atribuíram a melhora na renda dos brasileiros ao programa Bolsa Família, entre outros.

Nenhum comentário: